Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECENDO VERSOS NO TEMPO: O ENSINO DE HISTÓRIA COM A LITERATURA DE CORDEL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100960
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8582
    "inscrito_id" => 24553
    "titulo" => "TECENDO VERSOS NO TEMPO: O ENSINO DE HISTÓRIA COM A LITERATURA DE CORDEL"
    "resumo" => "Nos últimos anos o Cordel tem ganhado espaço também como uma ferramenta pedagógica no Ensino de História, proporcionando uma abordagem criativa e acessível para a compreensão de conteúdos históricos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por intuito investigar e problematizar os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, destacando e elencando os modos como esta Literatura pode ser aplicada especificamente no Ensino de História. Logo, faz-se uso das contribuições de Costa (2021) e Guimarães (2003), para discutimos os usos da Literatura de Cordel como fonte e metodologia no Ensino de História, ao qual é capaz de compreender o real e problematizar questões vigentes da sociedade, além de Alves (2008), Lacerda e Menezes (2010) para tecer reflexões sobre como fazer tal abordagem no ensino básico da rede pública, compreendendo a defasagem do ensino no Brasil. Desse modo, analisamos as principais vantagens do seu uso na educação básica onde é possível trazer algumas problemáticas a jogo, como a facilidade proporcionada para reinterpretação dos fatos históricos, possibilitando aos alunos uma compreensão histórica na perspectiva de agentes marginalizados que são constantemente ignorados ou silenciados nos livros didáticos tradicionais e na historiografia, à medida que se busca aguçar uma visão crítica sobre o passado, promovendo também uma relação de identidade e cultura do indivíduo. Por conseguinte, os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, se faz necessário trazer a problemática referente aos conteúdos que os folhetos abordam de modo geral, é indispensável a análise crítica nos assuntos tratados, como também o cuidado necessário que deve haver nos estereótipos e preconceitos que fazem parte das narrativas nas histórias nos folhetos de Cordel."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24553_TB8582_20112023124201.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANOEL LUCAS DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMANOEL"
    "autor_email" => "emanoel.lucas@estudante.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100960
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8582
    "inscrito_id" => 24553
    "titulo" => "TECENDO VERSOS NO TEMPO: O ENSINO DE HISTÓRIA COM A LITERATURA DE CORDEL"
    "resumo" => "Nos últimos anos o Cordel tem ganhado espaço também como uma ferramenta pedagógica no Ensino de História, proporcionando uma abordagem criativa e acessível para a compreensão de conteúdos históricos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por intuito investigar e problematizar os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, destacando e elencando os modos como esta Literatura pode ser aplicada especificamente no Ensino de História. Logo, faz-se uso das contribuições de Costa (2021) e Guimarães (2003), para discutimos os usos da Literatura de Cordel como fonte e metodologia no Ensino de História, ao qual é capaz de compreender o real e problematizar questões vigentes da sociedade, além de Alves (2008), Lacerda e Menezes (2010) para tecer reflexões sobre como fazer tal abordagem no ensino básico da rede pública, compreendendo a defasagem do ensino no Brasil. Desse modo, analisamos as principais vantagens do seu uso na educação básica onde é possível trazer algumas problemáticas a jogo, como a facilidade proporcionada para reinterpretação dos fatos históricos, possibilitando aos alunos uma compreensão histórica na perspectiva de agentes marginalizados que são constantemente ignorados ou silenciados nos livros didáticos tradicionais e na historiografia, à medida que se busca aguçar uma visão crítica sobre o passado, promovendo também uma relação de identidade e cultura do indivíduo. Por conseguinte, os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, se faz necessário trazer a problemática referente aos conteúdos que os folhetos abordam de modo geral, é indispensável a análise crítica nos assuntos tratados, como também o cuidado necessário que deve haver nos estereótipos e preconceitos que fazem parte das narrativas nas histórias nos folhetos de Cordel."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24553_TB8582_20112023124201.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANOEL LUCAS DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMANOEL"
    "autor_email" => "emanoel.lucas@estudante.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nos últimos anos o Cordel tem ganhado espaço também como uma ferramenta pedagógica no Ensino de História, proporcionando uma abordagem criativa e acessível para a compreensão de conteúdos históricos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por intuito investigar e problematizar os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, destacando e elencando os modos como esta Literatura pode ser aplicada especificamente no Ensino de História. Logo, faz-se uso das contribuições de Costa (2021) e Guimarães (2003), para discutimos os usos da Literatura de Cordel como fonte e metodologia no Ensino de História, ao qual é capaz de compreender o real e problematizar questões vigentes da sociedade, além de Alves (2008), Lacerda e Menezes (2010) para tecer reflexões sobre como fazer tal abordagem no ensino básico da rede pública, compreendendo a defasagem do ensino no Brasil. Desse modo, analisamos as principais vantagens do seu uso na educação básica onde é possível trazer algumas problemáticas a jogo, como a facilidade proporcionada para reinterpretação dos fatos históricos, possibilitando aos alunos uma compreensão histórica na perspectiva de agentes marginalizados que são constantemente ignorados ou silenciados nos livros didáticos tradicionais e na historiografia, à medida que se busca aguçar uma visão crítica sobre o passado, promovendo também uma relação de identidade e cultura do indivíduo. Por conseguinte, os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, se faz necessário trazer a problemática referente aos conteúdos que os folhetos abordam de modo geral, é indispensável a análise crítica nos assuntos tratados, como também o cuidado necessário que deve haver nos estereótipos e preconceitos que fazem parte das narrativas nas histórias nos folhetos de Cordel.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.