Nos últimos anos o Cordel tem ganhado espaço também como uma ferramenta pedagógica no Ensino de História, proporcionando uma abordagem criativa e acessível para a compreensão de conteúdos históricos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por intuito investigar e problematizar os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, destacando e elencando os modos como esta Literatura pode ser aplicada especificamente no Ensino de História. Logo, faz-se uso das contribuições de Costa (2021) e Guimarães (2003), para discutimos os usos da Literatura de Cordel como fonte e metodologia no Ensino de História, ao qual é capaz de compreender o real e problematizar questões vigentes da sociedade, além de Alves (2008), Lacerda e Menezes (2010) para tecer reflexões sobre como fazer tal abordagem no ensino básico da rede pública, compreendendo a defasagem do ensino no Brasil. Desse modo, analisamos as principais vantagens do seu uso na educação básica onde é possível trazer algumas problemáticas a jogo, como a facilidade proporcionada para reinterpretação dos fatos históricos, possibilitando aos alunos uma compreensão histórica na perspectiva de agentes marginalizados que são constantemente ignorados ou silenciados nos livros didáticos tradicionais e na historiografia, à medida que se busca aguçar uma visão crítica sobre o passado, promovendo também uma relação de identidade e cultura do indivíduo. Por conseguinte, os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, se faz necessário trazer a problemática referente aos conteúdos que os folhetos abordam de modo geral, é indispensável a análise crítica nos assuntos tratados, como também o cuidado necessário que deve haver nos estereótipos e preconceitos que fazem parte das narrativas nas histórias nos folhetos de Cordel.