TECENDO VERSOS NO TEMPO: O ENSINO DE HISTÓRIA COM A LITERATURA DE CORDEL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100960 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8582 "inscrito_id" => 24553 "titulo" => "TECENDO VERSOS NO TEMPO: O ENSINO DE HISTÓRIA COM A LITERATURA DE CORDEL" "resumo" => "Nos últimos anos o Cordel tem ganhado espaço também como uma ferramenta pedagógica no Ensino de História, proporcionando uma abordagem criativa e acessível para a compreensão de conteúdos históricos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por intuito investigar e problematizar os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, destacando e elencando os modos como esta Literatura pode ser aplicada especificamente no Ensino de História. Logo, faz-se uso das contribuições de Costa (2021) e Guimarães (2003), para discutimos os usos da Literatura de Cordel como fonte e metodologia no Ensino de História, ao qual é capaz de compreender o real e problematizar questões vigentes da sociedade, além de Alves (2008), Lacerda e Menezes (2010) para tecer reflexões sobre como fazer tal abordagem no ensino básico da rede pública, compreendendo a defasagem do ensino no Brasil. Desse modo, analisamos as principais vantagens do seu uso na educação básica onde é possível trazer algumas problemáticas a jogo, como a facilidade proporcionada para reinterpretação dos fatos históricos, possibilitando aos alunos uma compreensão histórica na perspectiva de agentes marginalizados que são constantemente ignorados ou silenciados nos livros didáticos tradicionais e na historiografia, à medida que se busca aguçar uma visão crítica sobre o passado, promovendo também uma relação de identidade e cultura do indivíduo. Por conseguinte, os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, se faz necessário trazer a problemática referente aos conteúdos que os folhetos abordam de modo geral, é indispensável a análise crítica nos assuntos tratados, como também o cuidado necessário que deve haver nos estereótipos e preconceitos que fazem parte das narrativas nas histórias nos folhetos de Cordel." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24553_TB8582_20112023124201.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANOEL LUCAS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "EMANOEL" "autor_email" => "emanoel.lucas@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100960 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8582 "inscrito_id" => 24553 "titulo" => "TECENDO VERSOS NO TEMPO: O ENSINO DE HISTÓRIA COM A LITERATURA DE CORDEL" "resumo" => "Nos últimos anos o Cordel tem ganhado espaço também como uma ferramenta pedagógica no Ensino de História, proporcionando uma abordagem criativa e acessível para a compreensão de conteúdos históricos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por intuito investigar e problematizar os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, destacando e elencando os modos como esta Literatura pode ser aplicada especificamente no Ensino de História. Logo, faz-se uso das contribuições de Costa (2021) e Guimarães (2003), para discutimos os usos da Literatura de Cordel como fonte e metodologia no Ensino de História, ao qual é capaz de compreender o real e problematizar questões vigentes da sociedade, além de Alves (2008), Lacerda e Menezes (2010) para tecer reflexões sobre como fazer tal abordagem no ensino básico da rede pública, compreendendo a defasagem do ensino no Brasil. Desse modo, analisamos as principais vantagens do seu uso na educação básica onde é possível trazer algumas problemáticas a jogo, como a facilidade proporcionada para reinterpretação dos fatos históricos, possibilitando aos alunos uma compreensão histórica na perspectiva de agentes marginalizados que são constantemente ignorados ou silenciados nos livros didáticos tradicionais e na historiografia, à medida que se busca aguçar uma visão crítica sobre o passado, promovendo também uma relação de identidade e cultura do indivíduo. Por conseguinte, os usos da Literatura de Cordel em sala de aula, se faz necessário trazer a problemática referente aos conteúdos que os folhetos abordam de modo geral, é indispensável a análise crítica nos assuntos tratados, como também o cuidado necessário que deve haver nos estereótipos e preconceitos que fazem parte das narrativas nas histórias nos folhetos de Cordel." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24553_TB8582_20112023124201.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANOEL LUCAS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "EMANOEL" "autor_email" => "emanoel.lucas@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }