Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UM NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98888
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5597
    "inscrito_id" => 17544
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UM NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como premissa, estimular o processo de formação de futuros docentes, constituindo-se uma oportunidade de desenvolvimento que se consolida por intermédio da união dos saberes da experiência dos professores (preceptores), com a formação teórica dos licenciandos. Este encontro, contribui na preparação dos residentes para futura atuação docente e para a constituição de identidade profissional. Nessa perspectiva, residentes vinculados à Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR, vem experienciando essa interação, em um movimento de co-formação com o professor de Biologia, na Escola Agrotécnica – EAGRO/UFRR. Tal aspecto torna-se evidente, quando executam planejamento de estratégias e metodologias que se adequem aos perfis das turmas de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os residentes participam do planejamento e posteriormente, da aplicação das atividades. Nos primeiros seis meses de participação no programa, foram realizadas Quiz, interações na lousa, dinâmica de sala de aula invertida, orientação de trabalhos em grupos e tutoriais para solucionar problemas. Cada aula ministrada e/ou acompanhada, revelou um desempenho diferente, dos alunos e dos residentes. Embora, todo o planejamento tenha como intuito consolidar o aprendizado, chama a atenção o fato de algumas metodologias funcionarem de forma excelente em determinadas turmas, não tendo o mesmo resultado em outras. Assim, planejar atividades tem sido desafiador. Este é o primeiro contato dos licenciandos com a sala de aula, como professores-residentes e as experiências formativas no âmbito do Programa os tem estimulado de forma consistente à responsabilidade do ser professor. Os momentos de integração do grupo, do planejamento à execução das aulas, estimulam a reflexão e o uso de novas estratégias de ensino, aguçando a percepção do que convém a uma sala de aula da Educação Básica e por fim, conduzindo à percepção da importância do PRP para formação de futuros docentes e consequentemente para a melhoria da educação no país."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17544_TB5597_10122023224808.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DE SOUSA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA BARBOSA"
    "autor_email" => "vitoriabarbosa851@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98888
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5597
    "inscrito_id" => 17544
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UM NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como premissa, estimular o processo de formação de futuros docentes, constituindo-se uma oportunidade de desenvolvimento que se consolida por intermédio da união dos saberes da experiência dos professores (preceptores), com a formação teórica dos licenciandos. Este encontro, contribui na preparação dos residentes para futura atuação docente e para a constituição de identidade profissional. Nessa perspectiva, residentes vinculados à Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR, vem experienciando essa interação, em um movimento de co-formação com o professor de Biologia, na Escola Agrotécnica – EAGRO/UFRR. Tal aspecto torna-se evidente, quando executam planejamento de estratégias e metodologias que se adequem aos perfis das turmas de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os residentes participam do planejamento e posteriormente, da aplicação das atividades. Nos primeiros seis meses de participação no programa, foram realizadas Quiz, interações na lousa, dinâmica de sala de aula invertida, orientação de trabalhos em grupos e tutoriais para solucionar problemas. Cada aula ministrada e/ou acompanhada, revelou um desempenho diferente, dos alunos e dos residentes. Embora, todo o planejamento tenha como intuito consolidar o aprendizado, chama a atenção o fato de algumas metodologias funcionarem de forma excelente em determinadas turmas, não tendo o mesmo resultado em outras. Assim, planejar atividades tem sido desafiador. Este é o primeiro contato dos licenciandos com a sala de aula, como professores-residentes e as experiências formativas no âmbito do Programa os tem estimulado de forma consistente à responsabilidade do ser professor. Os momentos de integração do grupo, do planejamento à execução das aulas, estimulam a reflexão e o uso de novas estratégias de ensino, aguçando a percepção do que convém a uma sala de aula da Educação Básica e por fim, conduzindo à percepção da importância do PRP para formação de futuros docentes e consequentemente para a melhoria da educação no país."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17544_TB5597_10122023224808.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DE SOUSA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA BARBOSA"
    "autor_email" => "vitoriabarbosa851@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como premissa, estimular o processo de formação de futuros docentes, constituindo-se uma oportunidade de desenvolvimento que se consolida por intermédio da união dos saberes da experiência dos professores (preceptores), com a formação teórica dos licenciandos. Este encontro, contribui na preparação dos residentes para futura atuação docente e para a constituição de identidade profissional. Nessa perspectiva, residentes vinculados à Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR, vem experienciando essa interação, em um movimento de co-formação com o professor de Biologia, na Escola Agrotécnica – EAGRO/UFRR. Tal aspecto torna-se evidente, quando executam planejamento de estratégias e metodologias que se adequem aos perfis das turmas de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os residentes participam do planejamento e posteriormente, da aplicação das atividades. Nos primeiros seis meses de participação no programa, foram realizadas Quiz, interações na lousa, dinâmica de sala de aula invertida, orientação de trabalhos em grupos e tutoriais para solucionar problemas. Cada aula ministrada e/ou acompanhada, revelou um desempenho diferente, dos alunos e dos residentes. Embora, todo o planejamento tenha como intuito consolidar o aprendizado, chama a atenção o fato de algumas metodologias funcionarem de forma excelente em determinadas turmas, não tendo o mesmo resultado em outras. Assim, planejar atividades tem sido desafiador. Este é o primeiro contato dos licenciandos com a sala de aula, como professores-residentes e as experiências formativas no âmbito do Programa os tem estimulado de forma consistente à responsabilidade do ser professor. Os momentos de integração do grupo, do planejamento à execução das aulas, estimulam a reflexão e o uso de novas estratégias de ensino, aguçando a percepção do que convém a uma sala de aula da Educação Básica e por fim, conduzindo à percepção da importância do PRP para formação de futuros docentes e consequentemente para a melhoria da educação no país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.