Esse trabalho nasce a partir da inexpressiva quantidade de publicações sobre o ensino da Geografia na perspectiva da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, bem como das experiências individuais do autor, seja com relação as práticas obtidas no ensino de Geografia para crianças autistas de uma importante Escola situada no município de Cajazeiras-PB, seja nas preocupações de pai atípico que se questiona diariamente como se dará a educação geográfica de sua filha autista. Diante desses pontos, surge a necessidade de fomentar a pesquisa acerca do ensino de Geografia na perspectiva da inclusão escolar, sobretudo na realidade atual, que se apresenta crescente o número de crianças e adolescentes com necessidades especiais que tem chegado nas nossas escolas e universidades. É verdade que existem vários avanços no que diz respeito as políticas de inclusão em todos os cenários da sociedade, todavia ainda são grandes os desafios a serem vencidos para que possamos consolidar em nossos sistemas de ensino uma educação inclusiva, plural e democrática. O ensino de Geografia deve ser efetivado de forma inclusiva para superar as barreiras que impedem o aluno especial de se entender como sujeito inserido no meio, levando autonomia e participação nos debates dos mais variados assuntos do mundo global. Objetivamos com esse trabalho descrever os desafios centrais que estão relacionados ao ensino de geografia para crianças autistas, identificando lacunas existentes na formação docente e apresentar perspectivas para efetivação de políticas educacionais, deixando no passado as velhas práticas de segregação e exclusão.