Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE E A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PALMARES- PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100950 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8570 "inscrito_id" => 22546 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE E A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PALMARES- PE" "resumo" => "A palavra biodiversidade, geralmente, estava associada a diversidade das espécies vegetais e animais. Entretanto, a partir das problemáticas socioambientais, ela vem agregada a variedade de formas e processos de vida nas diversas formas e níveis de organização desde à molécula ao ambiental, considerando a sua importância para a vida no planeta como um todo. Por outro lado, nós seres humanos, por estarmos inseridos neste sistema, é imprescindível o desenvolvimento de ações que venham contribuir para o processo de formação do cidadão aluno. Visto que as mídias sociais têm associado, também, questões econômicas e sociais a degradação ambiental. Corroborando, esta temática vem ganhando espaço na sociedade a partir de uma abordagem tanto via senso comum quanto ao meio cientifico. Desta forma, é imprescindível associá-la a Educação ambiental na esfera escolar de uma forma interdisciplinar. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre a relação entre a concepção de biodiversidade e a prática da Educação Ambiental entre professores em uma escola pública do Ensino Fundamental II do Município de Palmares – PE. Neste contexto, foi investigado as concepções de professores sobre biodiversidade e a partir deste entendimento, compreender como é trabalhada a temática na Educação Ambiental na escola. Participaram desta pesquisa cinco professores dos seguintes componentes curriculares: 01(um) de Ciências, 01(um) de Geografia, 01(um) de História e 02 (dois) de Matemática. Nesse sentido, a pesquisa tem caráter qualitativo e a coleta de dados foi a partir de questionários semi estruturados. Os resultados demonstram que há uma variedade de concepções de biodiversidade e a existência de uma correlação entre as definições apresentadas pelos professores e a aplicação de práticas de Educação Ambiental em sala de aula.A palavra biodiversidade, geralmente, estava associada a diversidade das espécies vegetais e animais. Entretanto, a partir das problemáticas socioambientais, el" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22546_TB8570_11092023223740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE FÉLIX DA SILVA SOUTO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE FÉLIX" "autor_email" => "cristianefelixfelix@hotma" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100950 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8570 "inscrito_id" => 22546 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE E A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PALMARES- PE" "resumo" => "A palavra biodiversidade, geralmente, estava associada a diversidade das espécies vegetais e animais. Entretanto, a partir das problemáticas socioambientais, ela vem agregada a variedade de formas e processos de vida nas diversas formas e níveis de organização desde à molécula ao ambiental, considerando a sua importância para a vida no planeta como um todo. Por outro lado, nós seres humanos, por estarmos inseridos neste sistema, é imprescindível o desenvolvimento de ações que venham contribuir para o processo de formação do cidadão aluno. Visto que as mídias sociais têm associado, também, questões econômicas e sociais a degradação ambiental. Corroborando, esta temática vem ganhando espaço na sociedade a partir de uma abordagem tanto via senso comum quanto ao meio cientifico. Desta forma, é imprescindível associá-la a Educação ambiental na esfera escolar de uma forma interdisciplinar. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre a relação entre a concepção de biodiversidade e a prática da Educação Ambiental entre professores em uma escola pública do Ensino Fundamental II do Município de Palmares – PE. Neste contexto, foi investigado as concepções de professores sobre biodiversidade e a partir deste entendimento, compreender como é trabalhada a temática na Educação Ambiental na escola. Participaram desta pesquisa cinco professores dos seguintes componentes curriculares: 01(um) de Ciências, 01(um) de Geografia, 01(um) de História e 02 (dois) de Matemática. Nesse sentido, a pesquisa tem caráter qualitativo e a coleta de dados foi a partir de questionários semi estruturados. Os resultados demonstram que há uma variedade de concepções de biodiversidade e a existência de uma correlação entre as definições apresentadas pelos professores e a aplicação de práticas de Educação Ambiental em sala de aula.A palavra biodiversidade, geralmente, estava associada a diversidade das espécies vegetais e animais. Entretanto, a partir das problemáticas socioambientais, el" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22546_TB8570_11092023223740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE FÉLIX DA SILVA SOUTO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE FÉLIX" "autor_email" => "cristianefelixfelix@hotma" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A palavra biodiversidade, geralmente, estava associada a diversidade das espécies vegetais e animais. Entretanto, a partir das problemáticas socioambientais, ela vem agregada a variedade de formas e processos de vida nas diversas formas e níveis de organização desde à molécula ao ambiental, considerando a sua importância para a vida no planeta como um todo. Por outro lado, nós seres humanos, por estarmos inseridos neste sistema, é imprescindível o desenvolvimento de ações que venham contribuir para o processo de formação do cidadão aluno. Visto que as mídias sociais têm associado, também, questões econômicas e sociais a degradação ambiental. Corroborando, esta temática vem ganhando espaço na sociedade a partir de uma abordagem tanto via senso comum quanto ao meio cientifico. Desta forma, é imprescindível associá-la a Educação ambiental na esfera escolar de uma forma interdisciplinar. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre a relação entre a concepção de biodiversidade e a prática da Educação Ambiental entre professores em uma escola pública do Ensino Fundamental II do Município de Palmares – PE. Neste contexto, foi investigado as concepções de professores sobre biodiversidade e a partir deste entendimento, compreender como é trabalhada a temática na Educação Ambiental na escola. Participaram desta pesquisa cinco professores dos seguintes componentes curriculares: 01(um) de Ciências, 01(um) de Geografia, 01(um) de História e 02 (dois) de Matemática. Nesse sentido, a pesquisa tem caráter qualitativo e a coleta de dados foi a partir de questionários semi estruturados. Os resultados demonstram que há uma variedade de concepções de biodiversidade e a existência de uma correlação entre as definições apresentadas pelos professores e a aplicação de práticas de Educação Ambiental em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.