RESUMO: Este estudo tem como objetivo proceder uma análise do processo de inclusão dos indivíduos surdos no ensino fundamental na rede pública municipal de de ensino do município de Itaberaba. no estado da Bahia. O estudo foi conduzido embasado por estudos bibliográficos e teve cunho qualitativo com estudo de caso. Utilizou-se uma entrevista semi estruturada e observação participante onde foram entrevistados dois interpretes e quatro professores de uma escola da rede publica inserida no processo de inclusão de deficientes sobretudo os surdos, os resultados dão conta de que o processo conta com interpretes muito bem treinadas o que facilita a interação dos alunos com os assuntos trabalhados entretanto os professores revelaram que têm muita dificuldade no processo de interação pois não dominas a LIBRAS e portanto admitem a dificuldades no processo de educação dos surdos. concluímos, portanto, que o sistema de educação pública municipal deve reestruturar-se de acordo com a legislação em vigor com fins de melhor acolher tanto os indivíduos surdos, promover a formação dos professores dirigentes e servidores da escola para um melhor processo de acolhida da população como um todo.