O rápido avanço tecnológico leva a uma alta produção de lixo eletrônico, sobretudo os equipamentos legados, que vêm sendo substituídos por equipamentos cada vez menores e mais potentes. Entretanto, não reutilizá-los mantém toneladas de lixo eletrônico, como ocorre no IFBA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) do município de Jacobina, o que se reflete em estudos para ações de prevenção de descartes desnecessários, desde a criação de materiais didáticos até lazer. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi construir um fliperama como ferramenta educacional a partir da reutilização de lixo eletrônico no IFBA campus Jacobina. A partir de um acervo de peças funcionais obsoletas, houve um processo de testes, montagem de equipamentos e revisão de literatura, selecionando-se uma máquina para a construção do protótipo. Assim, foi construído um fliperama com material tecnológico obsoleto, que pode servir para a elaboração de materiais didáticos, tanto dos componentes que formavam o computador, quanto da preparação com simuladores acadêmicos, especialmente para as disciplinas de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Arquitetura de Computadores, constituindo-se um auxílio para o ensino relacionado à parte física e à lógica envolvida. O protótipo ainda pode ser levado para montagem de videogames que requerem pouco poder computacional, como jogos de Atari 2600 e Commodore64, tornando estes equipamentos não apenas objetos de apoio ao ensino, mas também construindo um espaço de aprendizagem lúdica e de lazer, uma alternativa de diversificar o ambiente estudantil. Ademais, o trabalho é uma ação de Educação Ambiental já que, além do caráter sustentável da própria reutilização de lixo eletrônico, pode sensibilizar a comunidade acadêmica sobre essa questão tão importante, levando a reflexões sobre o reuso como alternativa para o descarte de material obsoleto e a possibilidade de reciclagem.