“LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO” DO MOODLE: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA DURANTE A PANDEMIA – DEAD IFPE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96008 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1782 "inscrito_id" => 10620 "titulo" => "“LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO” DO MOODLE: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA DURANTE A PANDEMIA – DEAD IFPE" "resumo" => "O “laboratório de avaliação” na plataforma Moodle é uma ferramenta que oportuniza o trabalho em pares, onde o professor pode escolher se a interação será de um para muitos, de muitos para um, ou de um para um, inclusive a escolha dos estudantes que formam os pares (nomeando os estudantes dentro da sala do Moddle, onde está postado a ferramenta). No contexto da pandemia, um cenário em que nada poderia ser feito presencialmente, foi necessário realizar mudanças da metodologia empregada no projeto de extensão iniciado anteriormente, onde a formação sobre avaliação formativa dos estudantes foi realizada nesta plataforma e a professora-orientadora utilizou a ferramenta “laboratório de avaliação”. Estes estudantes foram selecionados do curso de licenciatura em Matemática de dois municípios polos da DEAD – IFPE (Limoeiro – PE e Santana do Ipanema – AL), sendo um estudante em cada. Os mesmos trabalharam de forma cooperativa na ferramenta que oportunizou a autorregulação (autorreflexão) e a corregulação (feedbacks construtivos) dos conceitos abordados sobre avaliação formativa com uso de mapas conceituais realizados num software gratuito, CmapTools. A ferramenta utilizada nos deu possibilidade de verificar a interação entre os pares e também a aprendizagem dos estudantes envolvidos no projeto, além de permitir novas abordagens de tópicos incompreendidos, porém necessários para uma boa formação sobre avaliação formativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10620_TB1782_19112023130223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA DE SOUZA ROLIM" "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA ROLIM" "autor_email" => "analuiza.rolim@recife.ifp" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96008 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1782 "inscrito_id" => 10620 "titulo" => "“LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO” DO MOODLE: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA DURANTE A PANDEMIA – DEAD IFPE" "resumo" => "O “laboratório de avaliação” na plataforma Moodle é uma ferramenta que oportuniza o trabalho em pares, onde o professor pode escolher se a interação será de um para muitos, de muitos para um, ou de um para um, inclusive a escolha dos estudantes que formam os pares (nomeando os estudantes dentro da sala do Moddle, onde está postado a ferramenta). No contexto da pandemia, um cenário em que nada poderia ser feito presencialmente, foi necessário realizar mudanças da metodologia empregada no projeto de extensão iniciado anteriormente, onde a formação sobre avaliação formativa dos estudantes foi realizada nesta plataforma e a professora-orientadora utilizou a ferramenta “laboratório de avaliação”. Estes estudantes foram selecionados do curso de licenciatura em Matemática de dois municípios polos da DEAD – IFPE (Limoeiro – PE e Santana do Ipanema – AL), sendo um estudante em cada. Os mesmos trabalharam de forma cooperativa na ferramenta que oportunizou a autorregulação (autorreflexão) e a corregulação (feedbacks construtivos) dos conceitos abordados sobre avaliação formativa com uso de mapas conceituais realizados num software gratuito, CmapTools. A ferramenta utilizada nos deu possibilidade de verificar a interação entre os pares e também a aprendizagem dos estudantes envolvidos no projeto, além de permitir novas abordagens de tópicos incompreendidos, porém necessários para uma boa formação sobre avaliação formativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10620_TB1782_19112023130223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA DE SOUZA ROLIM" "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA ROLIM" "autor_email" => "analuiza.rolim@recife.ifp" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }