É incontestável a importância de ações institucionais que favoreçam a integração dos/as servidores/as públicos/as ocupantes de cargos Técnico-administrativos em Educação (TAE), tidos/as como novatos/as (recém-admitidos/as ou recém-movimentados/as) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para a melhor condução de todo processo de Socialização Organizacional (SO) nesta instituição. O presente estudo objetivou analisar a avaliação dos/as participantes das quatro edições presenciais da Oficina “Integrando novos/as servidores/as: estratégias e reflexões”, ação implementada pela UFMG, buscando contribuir com a SO de novos servidores. A análise considerou o conhecimento que esses sujeitos expressaram ter antes e após a participação na Oficina, concentrando-se no que esses/as participantes – majoritariamente chefias de servidores/as TAE novatos/as – indicaram sobre o Plano de Trabalho Individual (PTI), importante instrumento de gestão institucional na UFMG. O PTI é um formulário institucional que deve ser elaborado pela chefia e servidor recém-admitido e deve conter os principais processos laborais, as atividades a serem desenvolvidas e as ações necessárias para a aprendizagem/treinamento do/a novato/a. Como referencial teórico adotamos os estudos sobre SO, com destaque aos trabalhos produzidos sobre o assunto na UFMG. A produção de dados se baseou no questionário avaliativo, aplicado ao final das quatro Oficinas presenciais e respondido por 43 participantes. Destes/as, 21 já haviam preenchido o PTI de servidores/as de sua equipe antes de participarem da Oficina. A maioria dos/as respondentes indicou a importância do acolhimento dos/as novatos/as por suas equipes, bem como o preenchimento do PTI de forma dialogada (entre servidor/a, chefia e eventualmente tutor/a) para a melhor condução do processo inicial de SO dos/as novatos/as TAE na UFMG. Dessa forma, a avaliação das oficinas sugere ser fundamental orientar mais chefias sobre como preencher e utilizar o PTI como documento norteador para o desenvolvimento do trabalho não apenas dos/as servidores/as novatos/as, como também de todos/as os/as TAE na UFMG.