Este artigo tem como objetivo geral compartilhar estratégias teóricas e metodológicas utilizadas para trabalhar no âmbito acadêmico a diversidade cultural, a sustentabilidade, a cidadania e a educação para as relações étnicas no ensino de Geografia e de disciplinas afins, ministradas em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse artigo, serão apresentadas atividades desenvolvidas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Campus Cabedelo (2010 - 2011), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA - Campus Codó (2012 - 2022) e no Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE - Campus Ouricuri (2022 - 2023). Para tanto, utilizamos como referencial teórico autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Souza (2005), Santos (2006), Anjos (2006), Corrêa e Rosendhal (2003), Haesbaert (2004), Barbujani (2007), Munanga (2006), Schwarcz (1993), Laraia (2009), Ianni (2004), Leff (2001), entre outros. Ao analisar as realidades dos IFs percebemos que a compreensão da realidade dos espaços geográficos e das várias territorialidades que o compõem, atualmente, é (re)pensada de modo crítico e participativo. Há um estímulo a percepção das contradições e desigualdades existentes entre as classes sociais no Brasil. E os ambientes de territórios tradicionais são mostrados em meio aos cenários urbanos e rurais, contrastando com o modo de produção capitalista. Nessa perspectiva, são evidenciadas as discussões sobre o que de fato é necessário para que uma população tenha uma melhor qualidade de vida a partir do processo de ensino-aprendizagem.