Durante muito tempo, negou-se ao público jovem e adulto o direito a educação e o exercício da cidadania, no entanto, ainda temos práticas e discursos distorcidos no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos, observa-se que ao invés de instituir políticas públicas no sentido de fortalecer a EJA enquanto modalidade de ensino, o Estado tem apostado em Programas de Alfabetização de curta duração, sem preocupar-se com a permanência dos/as alfabetizando/as na escola e com o sucesso escolar das pessoas que a frequenta. Esta pesquisa apresenta como objetivo conhecer o perfil dos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado no município de São Miguel dos Campos/AL no período de 2022 e 2023. Fazendo um resgate histórico da Educação de Jovens e Adultos e do Programa Brasil Alfabetizado no Brasil. No percurso metodológico foi utilizada a pesquisa qualitativa, com intuito de produzir fontes sobre o objeto investigado e dialogar com elas. As informações levantadas proporcionaram o contato direto entre sujeito e objeto, de forma a explorar os dados que estão eminentemente vinculados com a realidade investigada, com caminhos trilhados em um levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário utilizando o aplicativo Servey Monkey para WhatsApp. Os dados foram coletados junto aos alfabetizadores e analisados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), evidenciando que o perfil dos alfabetizadores continua sendo o mesmo de anos atrás.