Este artigo dará ênfase no trabalho com a literatura no espaço escolar realizada em parceria com o PIBID como forma de dá visibilidade ao texto literário, com o objetivo de proporcionar um olhar diferenciado acerca do que é ler, utilizando metodologias que auxiliem no contato com o texto literário, para que o aluno possa alcançar todas as etapas de leitura: ler, compreender, interpretar, conhecer, pensar ou refletir sobre o texto lido, a fim de se formar leitores fluentes na arte de dominar o que leem. Dessa forma, usar-se-á autores que tratam sobre a temática do letramento literário para fundamentar o estudo, também se mostrará como a teoria e prática podem ser parceiras no ambiente escolar, com o uso de metodologias que atraiam a atenção dos discentes, contribuindo para diminuir a distância entre os livros e os leitores. As obras selecionadas precisam chamar atenção de quem irá lê-las, uma das estratégias foi trazer para o espaço escolar leituras em que o aluno pudesse se identificar, temáticas regionais ou universais em que o leitor imagina os sentimentos das personagens e compara com a sua vida. Ao final das atividades colher o relato das experiências dos alunos com o texto lido, ouvi-los, permitir que expressem suas impressões sobre a obra, a sua interpretação, pois o texto literário possui múltiplos significados.