No ano de 2022, de 26 a 28 de outubro, aconteceu o II Simpósio da Residência Educacional da Faculdade Sesi de Educação (FASESP). Em um total de 40 trabalhos selecionados, a proposta do Simpósio foi promover o compartilhamento das experiências dos residentesfuturos docentes, discutindo e propondo reflexões por meio das apresentações das práticas cotidianas vivenciadas no Programa de Residência Educacional. Este programa proporciona ao futuro docente, a vivência no ambiente escolar e de sala de aula, desde os primeiros momentos do ingresso na vida acadêmica. Foram nove eixos temáticos, dos quais os autores deste artigo participaram de um Grupo de Trabalho (GT), ligado aos seguintes eixos temáticos: relação professor e residente, o papel do residente nos anos finais do ensino fundamental, aproximações e distanciamentos da residência educacional na formação docente. A intenção era obter respostas aos questionamentos: Como engajar a relação entre professores e discentes durante o período de residência educacional? Qual atuação do residente dentro e fora de sala de aula? Quais as contribuições advindas da residência para a formação docente? A organização do GT em questão foi ministrada por uma professora formada pela FASESP, que fez residência educacional e atualmente atua como professora do SESI e um estudante de matemática do 4º ano, que foi seu residente na época. O estudo traz as experiências por eles vivenciadas, propondo aulas que fogem dos modelos tradicionais, em um sexto ano da educação básica. Por meio de uma roda de conversa, foram discutidas as práticas desenvolvidas em sala de aula, com estudos de casos baseados em relatos reais, buscando a conexão entre o apresentado e as situações produzidas em um compartilhamento de ideias e sugestões. Ao final, foi realizada uma sistematização visual, do tipo nuvem de palavras, no objetivo de utilizações posteriores