No presente trabalho, foram abordadas atividades experimentais no ensino de Física por meio de uma perspectiva lúdica associadas a materiais de baixo custo. Uma vez que, existem dificuldades apresentadas por alunos no Ensino Médio relacionadas ao formalismo matemático, assim como a questão metodológica, devido ao ensino tradicional – abordagem puramente mecânica. Logo, objetivou-se desenvolver atividades lúdicas experimentais com materiais de baixo custo, cuja funcionalidade esteja voltada para o processo de ensino e aprendizagem de Física, de forma que os alunos possam ter contato com fenômenos físicos desde cedo, até então, presentes em seu cotidiano e não apenas se informem sobre, mas conheçam, instiguem, busquem e formulem hipóteses a respeito destes fatos. A visão metodológica adotada foi composta por uma divulgação do projeto e mais três encontros para aplicação, da Gincana de Física e de um Afunda ou Boia, na Escola Municipal Presidente Kenedy, localizada no município de Caicó/RN, em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Obteve-se como resultados a demonstração por parte dos alunos de alguns conhecimentos relacionados à Física, sendo estes na área da Mecânica, Hidrostática, Termodinâmica e Eletricidade, sempre os associando ao seu cotidiano. Entretanto, os alunos apresentaram uma preocupação em descrever as respostas oralmente por meio da linguagem científica. Sendo que alguns conteúdos já haviam sido trabalhados em sala de aula na disciplina de Ciências, mas acabaram sendo esquecidos pelos alunos na hora de responder os questionamentos lançados. Um fator essencial foi na busca pelo saber, em que a curiosidade reinava sobre os alunos durante as respostas, introduzindo a dúvida e despertando o interesse em manipular as atividades lúdicas e saber o porquê de aplicá-las em seu cotidiano.