O artigo a seguir tem como objetivo apresentar relatos a respeito da História da Geometria e uma análise dos livros didáticos do Ensino Fundamental II, abordando um pouco da introdução dessa história, das questões que a envolviam e dos principais matemáticos que realizaram seus trabalhos em cima de tal conteúdo, assim como suas contribuições para a evolução do conhecimento matemático na sociedade. Além de analisar como está a questão histórica proposta nos livros didáticos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos autores Eves (1997), Cajori (2007), Roque (2012) e Boyer (1974). A geometria é parte indispensável da matemática, pois sua importância é inquestionável como na aplicação no cotidiano das pessoas para resolver as mais variadas situações, o desenvolvimento e a compreensão da tecnologia, a contribuição efetiva no trato com o raciocínio lógico, a compreensão dos diversos problemas sociais, entre outros. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a importância da disciplina principalmente de geometria, apoia-se no fato de que desempenha um papel decisivo na formação do pensamento e conhecimento do indivíduo. Daí interfere na estruturação do pensamento e na ativação do raciocínio dedutivo do aluno. Para observar como esse fator importante no ensino de Matemática, consideramos importante a análise dos livros didáticos da editora Apoema.