GEOMETRIA NA ANTIGUIDADE VISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95493 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1117 "inscrito_id" => 7046 "titulo" => "GEOMETRIA NA ANTIGUIDADE VISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O artigo a seguir tem como objetivo apresentar relatos a respeito da História da Geometria e uma análise dos livros didáticos do Ensino Fundamental II, abordando um pouco da introdução dessa história, das questões que a envolviam e dos principais matemáticos que realizaram seus trabalhos em cima de tal conteúdo, assim como suas contribuições para a evolução do conhecimento matemático na sociedade. Além de analisar como está a questão histórica proposta nos livros didáticos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos autores Eves (1997), Cajori (2007), Roque (2012) e Boyer (1974). A geometria é parte indispensável da matemática, pois sua importância é inquestionável como na aplicação no cotidiano das pessoas para resolver as mais variadas situações, o desenvolvimento e a compreensão da tecnologia, a contribuição efetiva no trato com o raciocínio lógico, a compreensão dos diversos problemas sociais, entre outros. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a importância da disciplina principalmente de geometria, apoia-se no fato de que desempenha um papel decisivo na formação do pensamento e conhecimento do indivíduo. Daí interfere na estruturação do pensamento e na ativação do raciocínio dedutivo do aluno. Para observar como esse fator importante no ensino de Matemática, consideramos importante a análise dos livros didáticos da editora Apoema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7046_TB1117_08112023081036.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Larissa Alves" "autor_email" => "larissa.alves.santos@alun" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95493 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1117 "inscrito_id" => 7046 "titulo" => "GEOMETRIA NA ANTIGUIDADE VISTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O artigo a seguir tem como objetivo apresentar relatos a respeito da História da Geometria e uma análise dos livros didáticos do Ensino Fundamental II, abordando um pouco da introdução dessa história, das questões que a envolviam e dos principais matemáticos que realizaram seus trabalhos em cima de tal conteúdo, assim como suas contribuições para a evolução do conhecimento matemático na sociedade. Além de analisar como está a questão histórica proposta nos livros didáticos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos autores Eves (1997), Cajori (2007), Roque (2012) e Boyer (1974). A geometria é parte indispensável da matemática, pois sua importância é inquestionável como na aplicação no cotidiano das pessoas para resolver as mais variadas situações, o desenvolvimento e a compreensão da tecnologia, a contribuição efetiva no trato com o raciocínio lógico, a compreensão dos diversos problemas sociais, entre outros. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a importância da disciplina principalmente de geometria, apoia-se no fato de que desempenha um papel decisivo na formação do pensamento e conhecimento do indivíduo. Daí interfere na estruturação do pensamento e na ativação do raciocínio dedutivo do aluno. Para observar como esse fator importante no ensino de Matemática, consideramos importante a análise dos livros didáticos da editora Apoema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7046_TB1117_08112023081036.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Larissa Alves" "autor_email" => "larissa.alves.santos@alun" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }