No processo de ensino, é importante que os alunos sintam-se motivados a aprender. O interesse pelas aulas surge a partir de novas práticas pedagógicas, instigando os alunos a serem protagonistas na construção do conhecimento. Pensando nisto, a gamificação surge como uma inovação no âmbito escolar, atuando como um mecanismo capaz de gerar engajamento nos estudantes. Desta maneira, o trabalho em questão propõe-se a dispor do estudo de vetores na disciplina de Física, no 1º do ano do ensino médio, realizado na Escola Cidadã Técnica e Integral Professor Niceia Claudino Pinheiro, localizada na cidade de Cajazeiras, no interior da Paraíba. Utilizando-se, inicialmente, de jogos como Minecraft e Angry Birds a fim de elucidar o conceito de vetores, os alunos participaram de uma caça ao tesouro, deslocando-se conforme o módulo, sentido e orientação que lhes eram recomendado. Através desses objetos de aprendizagem, bem como exemplos interativos, os alunos exploram aplicações reais dos vetores em situações cotidianas, desde a movimentação de objetos físicos até a representação gráfica de forças e deslocamentos. Uma abordagem gamificada também promove o trabalho em equipe, pois os alunos foram incentivados a formar grupos e competirem entre si, compartilhando estratégias e conhecimentos. Além disso, utilizando-se de jogos e exemplos contidos em sua realidade, os alunos perceptivelmente trabalhou de forma lúdica conceitos tão abstratos, gerando um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.