Neste artigo analisamos uma proposta para o ensino de geometria com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, investigamos uma possibilidade relativa ao ensino de geometria partindo da geometria espacial, percorrendo o caminho contrário àquele que é tradicionalmente feito por professores de matemática. Inicialmente discorremos sobre a importância de se ensinar geometria a partir de nossa própria experiência e do nosso referencial teórico, desde os anos 1980 até os dias atuais. Como parte de nossa metodologia, apresentamos a nossa experiência ao ministrar o curso de ensino de geometria Do espaço ao ponto, configurado como parte do projeto aprovado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Ciência (PIBIC) intitulado Do espaço ao plano, do plano ao ponto: Um estudo e proposta de ensino de geometria para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que é desenvolvido pelos membros do Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa (LEEMAT), do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ao analisar esta proposta, destacamos que o ensino de geometria nos dias atuais continua prejudicado, embora os motivos apresentados sejam diferentes daqueles apresentados nas décadas de 1980 e 1990.