Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

EXPLORANDO O LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS COM O AUXÍLIO DE MODELOS CONCRETOS E AMBIENTES COMPUTACIONAIS

Palavra-chaves: LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO, TEORIA DA INSTRUMENTAÇÃO, REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS Comunicação Científica (CC) Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
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Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Esse trabalho faz parte das atividades desenvolvidas em Ambiente Computacional no Laboratório Virtual de Ensino de Ciências Exatas da UEPB, Campus Monteiro, que envolvem as disciplinas de Física e Matemática. A utilização dos recursos didáticos como softwares e modelos concretos no ensino da Física e da Matemática está, cada vez mais, ocupando uma posição de destaque nas instituições de ensino superior a fim de evidenciar as contribuições da visualização para o ensino. Dessa forma esta pesquisa tem como principais objetivos explorar as interações entre os diferentes tipos de registros de representação com auxílio dos ambientes computacionais Maple, Geogebra, Modellus e Labfit; e softwares de captura de movimento Tracker e Camspace além dos modelos concretos. Utilizaremos como referencial teórico duas teorias da didática francesa: Teoria da Instrumentação e a noção de Registros de Representações Semióticas, propostas por Rabardel (1995) e Duval (2003), respectivamente.

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