Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101218
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8938
    "inscrito_id" => 5177
    "titulo" => "A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA)"
    "resumo" => "RESUMO O presente artigo tem como tema A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA). O projeto tem como objetivo geral analisar os desafios dos pedagogos que atuam na Rede Municipal de Ensino de Muaná – PA no que se refere ao Ensino de Matemática. Entender a formação inicial mostra a importância de se propor para este profissional a formação continuada que irá especificamente tentar sanar a deficiência de aprendizagem do professor para levar um ensino de qualidade com estratégias e ferramentas adequadas na aprendizagem. O projeto será desenvolvido, também, por meio de pesquisa bibliográfica (Revisão bibliográfica, Análise documental) e Trabalho de campo (com o questionário de pesquisa usando perguntas com a técnica da Escolha Múltipla). Ao afirmar suas dificuldades os pedagogos elencam os porquês? Dentre elas estão as dificuldades em ministrar as unidades temáticas: Probabilidade e estatística, Álgebra e Geometria, por não conhecer a fundo essas temáticas e principalmente por falta de aprofundamento no curso de pedagogia. A tabulação dos dados está um texto com respostas dos professores e a quantidade que concordam com a mesma opinião e que ainda vai gerar outros resultados. Sendo assim, podemos afirmar que o número de pedagogos que trabalham com a matemática na rede de ensino dos anos iniciais tende a ter dificuldades ao ministrar os objetos de ensino das unidades temáticas é bastante significativo e vem ganhando maiores proporções, pois esta temática sobre a matemática não é foco da formação inicial do pedagogo, mostrando assim a importância de se criar uma formação continuada voltada especificamente para o ensino da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5177_TB8938_10092023094628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE PIMENTA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE"
    "autor_email" => "edp.elaine77@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101218
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8938
    "inscrito_id" => 5177
    "titulo" => "A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA)"
    "resumo" => "RESUMO O presente artigo tem como tema A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA). O projeto tem como objetivo geral analisar os desafios dos pedagogos que atuam na Rede Municipal de Ensino de Muaná – PA no que se refere ao Ensino de Matemática. Entender a formação inicial mostra a importância de se propor para este profissional a formação continuada que irá especificamente tentar sanar a deficiência de aprendizagem do professor para levar um ensino de qualidade com estratégias e ferramentas adequadas na aprendizagem. O projeto será desenvolvido, também, por meio de pesquisa bibliográfica (Revisão bibliográfica, Análise documental) e Trabalho de campo (com o questionário de pesquisa usando perguntas com a técnica da Escolha Múltipla). Ao afirmar suas dificuldades os pedagogos elencam os porquês? Dentre elas estão as dificuldades em ministrar as unidades temáticas: Probabilidade e estatística, Álgebra e Geometria, por não conhecer a fundo essas temáticas e principalmente por falta de aprofundamento no curso de pedagogia. A tabulação dos dados está um texto com respostas dos professores e a quantidade que concordam com a mesma opinião e que ainda vai gerar outros resultados. Sendo assim, podemos afirmar que o número de pedagogos que trabalham com a matemática na rede de ensino dos anos iniciais tende a ter dificuldades ao ministrar os objetos de ensino das unidades temáticas é bastante significativo e vem ganhando maiores proporções, pois esta temática sobre a matemática não é foco da formação inicial do pedagogo, mostrando assim a importância de se criar uma formação continuada voltada especificamente para o ensino da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5177_TB8938_10092023094628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE PIMENTA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE"
    "autor_email" => "edp.elaine77@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO O presente artigo tem como tema A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA). O projeto tem como objetivo geral analisar os desafios dos pedagogos que atuam na Rede Municipal de Ensino de Muaná – PA no que se refere ao Ensino de Matemática. Entender a formação inicial mostra a importância de se propor para este profissional a formação continuada que irá especificamente tentar sanar a deficiência de aprendizagem do professor para levar um ensino de qualidade com estratégias e ferramentas adequadas na aprendizagem. O projeto será desenvolvido, também, por meio de pesquisa bibliográfica (Revisão bibliográfica, Análise documental) e Trabalho de campo (com o questionário de pesquisa usando perguntas com a técnica da Escolha Múltipla). Ao afirmar suas dificuldades os pedagogos elencam os porquês? Dentre elas estão as dificuldades em ministrar as unidades temáticas: Probabilidade e estatística, Álgebra e Geometria, por não conhecer a fundo essas temáticas e principalmente por falta de aprofundamento no curso de pedagogia. A tabulação dos dados está um texto com respostas dos professores e a quantidade que concordam com a mesma opinião e que ainda vai gerar outros resultados. Sendo assim, podemos afirmar que o número de pedagogos que trabalham com a matemática na rede de ensino dos anos iniciais tende a ter dificuldades ao ministrar os objetos de ensino das unidades temáticas é bastante significativo e vem ganhando maiores proporções, pois esta temática sobre a matemática não é foco da formação inicial do pedagogo, mostrando assim a importância de se criar uma formação continuada voltada especificamente para o ensino da matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.