RESUMO O presente artigo tem como tema A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA). O projeto tem como objetivo geral analisar os desafios dos pedagogos que atuam na Rede Municipal de Ensino de Muaná – PA no que se refere ao Ensino de Matemática. Entender a formação inicial mostra a importância de se propor para este profissional a formação continuada que irá especificamente tentar sanar a deficiência de aprendizagem do professor para levar um ensino de qualidade com estratégias e ferramentas adequadas na aprendizagem. O projeto será desenvolvido, também, por meio de pesquisa bibliográfica (Revisão bibliográfica, Análise documental) e Trabalho de campo (com o questionário de pesquisa usando perguntas com a técnica da Escolha Múltipla). Ao afirmar suas dificuldades os pedagogos elencam os porquês? Dentre elas estão as dificuldades em ministrar as unidades temáticas: Probabilidade e estatística, Álgebra e Geometria, por não conhecer a fundo essas temáticas e principalmente por falta de aprofundamento no curso de pedagogia. A tabulação dos dados está um texto com respostas dos professores e a quantidade que concordam com a mesma opinião e que ainda vai gerar outros resultados. Sendo assim, podemos afirmar que o número de pedagogos que trabalham com a matemática na rede de ensino dos anos iniciais tende a ter dificuldades ao ministrar os objetos de ensino das unidades temáticas é bastante significativo e vem ganhando maiores proporções, pois esta temática sobre a matemática não é foco da formação inicial do pedagogo, mostrando assim a importância de se criar uma formação continuada voltada especificamente para o ensino da matemática.