A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DIALÓGICA ATRAVÉS DO CONFLITO RÚSSIA X UCRÂNIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98704 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5349 "inscrito_id" => 19182 "titulo" => "A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DIALÓGICA ATRAVÉS DO CONFLITO RÚSSIA X UCRÂNIA" "resumo" => "Este trabalho traz algumas considerações relacionadas a uma pesquisa de mestrado em andamento que possui como objetivo analisar o processo formativo de professores de ciências pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), contextualizada no conflito entre Rússia e Ucrânia. A pesquisa se materializa através de um grupo de estudos constituído por professores em formação que cursam a Licenciatura em Química do IFG campus Anápolis e estão vinculados ao Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Capes. O foco do grupo de estudos abrange os fundamentos da PHC como possibilidade para o ensino de ciências. Neste âmbito situamos a historicidade e atualidade do conflito Rússia x Ucrânia com enfoque na questão nuclear, a fim de abrir espaço para discussão sobre o ensino da química nuclear. Os encontros para o grupo de estudos acontecem semanalmente, através da plataforma google meet, e são planejados considerando os pressupostos teórico metodológicos da PHC. O processo formativo pela PHC é pretendido pelo movimento de partida e retorno à pratica social, em um contexto mediado pela problematização, instrumentalização e catarse. A pesquisa configura-se como um estudo de caso, onde os dados são obtidos através de observação e entrevistas semiestruturadas. A análise acontece através da Análise de Conteúdo, através da qual será analisada a influência da PHC nas práticas dos professores a partir das atividades propostas. Com base nas observações do grupo de estudos, constatamos que, no início da pesquisa, os professores demonstraram pouco conhecimento sobre a PHC, a química nuclear e um entendimento pouco abrangente sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, no que diz respeito as suas motivações e implicações. No entanto, o público participante mostrou-se receptivo no que se refere aos debates e discussões propostos e vem notando-se em suas falas, posicionamentos cada vez mais críticos sobre o ensino de química e suas realidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19182_TB5349_20112023102221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLYNNE MARQUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "KAROLYNNE" "autor_email" => "krlmarques32@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98704 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5349 "inscrito_id" => 19182 "titulo" => "A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DIALÓGICA ATRAVÉS DO CONFLITO RÚSSIA X UCRÂNIA" "resumo" => "Este trabalho traz algumas considerações relacionadas a uma pesquisa de mestrado em andamento que possui como objetivo analisar o processo formativo de professores de ciências pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), contextualizada no conflito entre Rússia e Ucrânia. A pesquisa se materializa através de um grupo de estudos constituído por professores em formação que cursam a Licenciatura em Química do IFG campus Anápolis e estão vinculados ao Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Capes. O foco do grupo de estudos abrange os fundamentos da PHC como possibilidade para o ensino de ciências. Neste âmbito situamos a historicidade e atualidade do conflito Rússia x Ucrânia com enfoque na questão nuclear, a fim de abrir espaço para discussão sobre o ensino da química nuclear. Os encontros para o grupo de estudos acontecem semanalmente, através da plataforma google meet, e são planejados considerando os pressupostos teórico metodológicos da PHC. O processo formativo pela PHC é pretendido pelo movimento de partida e retorno à pratica social, em um contexto mediado pela problematização, instrumentalização e catarse. A pesquisa configura-se como um estudo de caso, onde os dados são obtidos através de observação e entrevistas semiestruturadas. A análise acontece através da Análise de Conteúdo, através da qual será analisada a influência da PHC nas práticas dos professores a partir das atividades propostas. Com base nas observações do grupo de estudos, constatamos que, no início da pesquisa, os professores demonstraram pouco conhecimento sobre a PHC, a química nuclear e um entendimento pouco abrangente sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, no que diz respeito as suas motivações e implicações. No entanto, o público participante mostrou-se receptivo no que se refere aos debates e discussões propostos e vem notando-se em suas falas, posicionamentos cada vez mais críticos sobre o ensino de química e suas realidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19182_TB5349_20112023102221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLYNNE MARQUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "KAROLYNNE" "autor_email" => "krlmarques32@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }