A psicopedagogia, área que possui foco no estudo de comportamentos psicossocial e cognitivos, tenta compreender as emoções das crianças, que surgem desde muito cedo, para melhorar seus métodos de ensino e aprendizagem. Contudo, por diversas vezes pode ser observado nas relações educacionais entre aluno e professor uma falta de compreensão quando se trata de responsabilidade afetiva e emocional, por não levar em consideração a realidade em que esta criança vive. Principalmente pelo fato que o âmbito escolar, é um dos primeiros espaços de convivência que a criança será introduzida e que consequências podem ser geradas no desenvolvimento cognitivo e comportamental da criança. O objetivo deste artigo é analisar a educação emocional de crianças na fase escolar e compreender as formas com que as mesmas irão lidar com situações que podem afetar a sua condição. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica, em livros e artigos que abordem a influência da escola no desenvolvimento psicológico das crianças. O referencial teórico tem base em textos de autores como Golse, Hohmann e Weikart que dissertam detalhadamente acerca de como sentimentos surgem naturalmente desde os anos iniciais da criança. O resultado final desta pesquisa denota o quão essencial é a psicopedagogia e que esta, juntamente com uma exponencial melhora na abordagem pedagógica utilizada com os alunos, pode aprimorar o aprendizado dos educandos, facilitando e reduzindo a pressão psicológica que a escola pode ocasionar.