O trabalho tem como objetivo discorrer acerca de perspectivas de discentes residentes, antes e durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma Escola da Rede Estadual de Ensino de Assú/RN. O Programa Formativo em seu escopo visa contribuir para a formação inicial e a construção da identidade docente dos licenciandos do Curso de Língua Inglesa - Campus de Assú/UERN, por meio do contato direto com o ambiente escolar e a sala de aula, em uma escola pública da educação básica. Os relatos da pesquisa tomam por base os estudos de Nóvoa (1995); Tardif (2012); Costa (2015); Santana (2020); Silva (2022); entre outros autores. Metodologicamente, o estudo é de cunho qualitativo e tipo de pesquisa descritiva (GIL, 2008) o qual discorrerá acerca das experiências de residentes do PRP em uma escola da rede estadual de Assú/RN. Os autores sociais do estudo são residentes do PRP, acompanhados por um docente orientador da IES e por um professor preceptor da escola-campo, esses registram atividades desenvolvidas como aluno-estagiário e apresentam formalmente resultados parciais/finais de seus trabalhos, divulgando-os nos Ciclos Formativos de residência promovidos pela UERN. Como fonte de dados à discussão da pesquisa, utilizaremos os relatos de relatórios parciais, e, por fim, vislumbramos mostrar nos resultados do estudo expectativas antes do início do Programa de Residência Pedagógica e poder confrontar essas expectativas com experiências no decorrer do Programa e como essas vivências podem implicar para a formação dos residentes do PRP.