Esta pesquisa se refere à dupla excepcionalidade: compreender para vencer barreiras no ambiente educacional. O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar as principais questões que cercam a temática, para que, assim, tendo o devido conhecimento acerca do assunto, os profissionais envolvidos no processo educativo possam buscar meios de atuar adequadamente, com vista a explorar as potencialidades deste público, melhorando consequentemente a sua prática educativa e auxiliando no processo de identificação e atendimento destes alunos. Para tanto, partiu-se de uma fundamentação teórica baseada em autores especializados na temática, com o propósito de trazer luz a essa questão. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, onde buscou-se responder ao objetivo e as discussões abordadas nesta pesquisa. Os principais resultados obtidos apontam que existe uma defasagem muito grande na formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na área educacional acerca do tema. Além disso, os estudos demonstraram que os alunos são reconhecidos e atendidos, na maioria das vezes, somente pela deficiência que apresentam, não sendo identificados pela capacidade acima da média em alguma (s) área (s) do saber humano. Por isso, as pesquisas indicam a necessidade de explorar melhor o tema e difundi-lo, para desconstruir os mitos que o envolvem.