A partir do século XXI, é inegável que houve um significativo avanço da rede mundial de computadores, que trouxe impactos significativos nas relações aluno-professor- conhecimento. Dessa forma, os professores/as não podem desprezar as inovações decorrentes das mudanças ocorridas no ensino ao longo da história, buscando sempre inovar em sua prática pedagógica. Não faz sentido, hoje, que a escola continue presa a modelos antigos e métodos de aprendizagem defasados. Nesse contexto surgem as Metodologias ativas que traz inúmeras contribuições para um melhor aprendizado, desfocando o papel docente e centralizando a aprendizagem no aluno, com forte influência das tecnologias, tornando a aprendizagem mais significativa. Diante das dificuldades enfrentadas pelos professores de Matemática no ensino de frações, faz-se necessário o uso de novas metodologias e formas de abordagem que possam potencializar o processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo no ensino fundamental II. Este artigo, portanto, faz uma breve análise das metodologias aplicadas no ensino de frações, e mostra como a utilização das metodologias ativas podem contribuir neste processo. Através de pesquisa bibliográfica fez-se um levantamento dos principais teóricos, e descreve-se como as metodologias ativas podem ser postas em prática no fundamental II para facilitar a apreensão dos conceitos matemáticos relativos à fração. Dentre outros autores, partiu-se das perspectivas apresentadas no livro “Metodologias Ativas Para Uma Educação Inovadora” (2018). Além disso, levou-se em consideração o que recomenda os documentos oficiais como PCNs (1998).