Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA PARAÍBA: ANÁLISE A PARTIR DO QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO DO DIRETOR SAEB 2021

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa de iniciação científica em andamento está relacionada a um projeto de pesquisa mais amplo, que tem por objetivo analisar a transformação das gestões das redes municipais de ensino paraibanas, no período pós aprovação dos Planos Municipais de Educação (2015 a 2021), no que se refere às políticas de avaliação externa em larga escala e parcerias público/privado e suas consequências nos parâmetros de qualidade da educação. E como uma das etapas deste estudo, inicialmente o nosso objetivo foi caracterizar e analisar as condições de funcionamento das escolas públicas municipais paraibanas, valendo-nos das respostas do Questionário Elétrico do Diretor SAEB 2019, disponibilizadas pelo Inep, mas, devido a publicação das respostas de 2021, pretendemos priorizar os dados mais recentes e fazer análise dos mesmos até o final da pesquisa. A presente pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa, ou seja, parte da necessária complementaridade entre os enfoques qualitativo e quantitativo, na busca por superar falsos dualismos e dicotomias produzidas para favorecer uma visão parcelar e ingênua acerca da realidade. Por fim, partindo das análises feitas, até o momento, dos dados de 2019, por meio do tratamento dos dados estatísticos com o uso do programa de computador Microsoft Excel, nossos resultados parciais nos mostram que a proposta de um instrumento que contextualiza os resultados das provas SAEB é uma ideia interessante, na medida em que se tornaria possível compreender as possíveis causas dos resultados tão desiguais, como por exemplo os recursos financeiros para manter as escolas que como foi analisado se mostram em muitos casos insuficientes. Constatou-se também que o foco principal das escolas é o alcance do Ideb, o que tentam por meio de fixação de metas e treinamento dos alunos e também que existe pouca ênfase e divulgação aos dados contextuais gerados pelo Questionário Eletrônico do Diretor.

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