Com a implementação da Lei de Cotas (Lei nº12.711/2012) e com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni (Decreto nº6096/2007), o perfil social, econômico e étnico dos/as universitários/as tem se alterado. Em relação aos cursos de licenciatura, pesquisas vem demonstrando que são ocupados em sua maioria por estudantes de classes populares e do gênero feminino. Considerando estes fatores, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia/UFOP, é traçar o perfil social, econômico e cultural dos/das estudantes do curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Ouro Preto. O embasamento teórico desta pesquisa está apoiado no campo da Sociologia da Educação, amparados, sobretudo, nas análises bourdieusianas no que se refere aos processos, estratégias e trajetórias escolares. Através do aplicativo “Google Forms” foi elaborado um questionário com 63 perguntas distribuídas em três eixos, sendo eles: 1. Perfil do/da estudante; 2. Informações sobre os familiares 3. Vida escolar e acadêmica. O questionário foi respondido pelos calouros do curso noturno e vespertino de 2022, obtendo um total de 28 respostas (70% dos/as estudantes das turmas de 2022). A proposta é criar um banco de dados, que será atualizado anualmente, com todos/as estudantes que ingressarem no curso. É possível destacar alguns dos dados analisados das turmas de 2022: 64% dos/as estudantes são negros/as; 89% são mulheres cis; a maioria das estudantes que conciliam trabalho e estudo são do curso noturno (56% noturno e 42% vespertino); 75% cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar os/as professores/as e o núcleo docente estruturante do curso na elaboração de práticas pedagógicas consonantes a realidade discente.