AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: RELAÇÕES EXISTENTES DOCENTE/DISCENTE E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
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Metodologicamente a pesquisa é de natureza qualitativa e de base interpretativista (BOGDAN; BIKLEN, 1994); (GIL, 2008); (SEVERINO, 2013;). Os participantes do estudo são alunos residentes do Programa Residência Pedagógica/PRP e um professor de língua inglesa da supracitada rede de ensino. A avaliação escolar envolve tomada de decisões por parte de professores e coordenação pedagógica, bem como pode se configurar como dispositivo de avaliação formativa ou punitiva a depender de práticas docentes, de como o professor e a escola concebem a avaliação da aprendizagem escolar. Por mais que existam debates acerca da avaliação formativa livre de “pressão e castigo” do professor nos dias atuais, pode existir também formas sutis de punição por parte do docente quando este avalia seus alunos, o que, pode implicar culpa, medo e ansiedade nos discentes, prejudicando, assim, a aprendizagem. 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