Este trabalho sintetiza o relato de aplicação de uma unidade didática no ensino de astronomia, dentro do currículo de ciências na educação básica, na modalidade ensino fundamental II - anos finais. Partindo da temática de Terra e Universo, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizou-se de uma sequência didática expositiva e dialogada do conteúdo, partindo de uma abordagem da filosofia da ciência, buscando a conexão com um dos conhecimentos mais antigos da humanidade, a astronomia. O intuito de trazer essa discussão se deu por duas razões essenciais: a primeira diz respeito a própria vivência e experiência do pesquisador, enquanto aluno e professor, em relação a como esses conteúdos estão sendo abordados nos livros didáticos de ciência no ensino fundamental II - anos finais, para um público de 9.º ano dentro da BNCC e a segunda parte de uma reflexão acerca do trabalho docente, que por inúmeras razões não a chegam a aprofundar tais questões dentro do ensino de ciências. Para isso, foram discutidas algumas questões bem relevantes acerca do tema de filosofia, da astronomia e da própria natureza da ciência, observando dois momentos: o primeiro uma intervenção expositiva sobre o conteúdo e o segundo uma aplicação prática utilizando maquetes para confecção dos principais modelos cosmológicos da antiguidade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é trazer o relato de aplicação de uma unidade didática sobre o ensino de astronomia utilizando uma sequência didática que envolve a confecção de maquetes dos modelos cosmológicos. O público-alvo foi uma turma de 9.º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Bayeux, no Estado da Paraíba. O interesse desse trabalho é discutir a temática de astronomia dentro do ensino de ciências e motivar uma alfabetização científica na educação básica.