Este trabalho tem como objetivo discutir as noções de participação na gestão escolar na percepção dos gestores no contexto educacional nas escolas de ensino fundamental da rede municipal da cidade de Picos - Piauí. A participação sempre foi essencial na nossa sociedade e se dá em diversos contextos, seja no seio familiar, trabalho, comunidade ou escolas. É um dos fatores que assegura a democracia e a liberdade de expressão. Refletindo sobre isso, surge a questão: Qual é a percepção de participação dos gestores das escolas da rede municipal de Picos do ensino fundamental? A fim de buscar responder esse questionamento, realizou-se uma pesquisa com depoimentos dos gestores da rede, coletados por meio de um questionário de cunho quantitativo. A pesquisa bibliográfica que compôs o presente trabalho tem o suporte teórico de Paro (2016), Lück (2016), Bordenave (1994) e Libâneo (2000). Na percepção da maioria dos gestores entrevistados a participação da comunidade é importante e fundamental. A maioria também considera que participar é "estar presente” e “fazer parte”. Os princípios mais importantes da participação da comunidade na gestão escolar são a construção de ambiente coletivo de formação da comunidade e a tomada de decisão pela coletividade escolar. A melhor forma de motivação da participação é o chamado à tomada de decisão. Predomina na percepção dos gestores a noção de participação de base instrumental, onde a presença da comunidade é circunstancial, sinalizando uma perspectiva burocrática, sem a base fundamental da gestão democrática.