O presente artigo cientifico explora a relação entre a psicologia e a educação infantil, destacando as influências das teorias psicológicas no desenvolvimento das práticas pedagógicas. Ao decorrer do trabalho são abordadas três principais correntes teóricas da psicologia: behaviorismo, cognitivismo e psicanálise, e discute-se como essas teorias moldaram a didática prática de ensino na educação infantil. O objetivo deste trabalho é evidenciar como a relação entre a psicologia e a educação é essencial para compreender como o conhecimento sobre o funcionamento da mente humana pode ser aplicado na prática pedagógica, tendo por base o que as teorias psicológicas, sobretudo as supramencionadas, fornecem, como base sólida para a compreensão do desenvolvimento infantil, auxiliando os educadores na criação de estratégias de ensino mais eficazes e personalizadas. Em conclusão, será exposto que as teorias psicológicas exercem uma influência significativa nas práticas pedagógicas da educação infantil. A compreensão das diferentes abordagens teóricas permite que os educadores apliquem estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento e às necessidades individuais das crianças. Ao integrar princípios da psicologia em sua didática prática, os educadores podem proporcionar experiências de aprendizagem enriquecedoras e efetivas para as crianças na educação infantil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e caráter dedutivo, fundamentada em livros, artigos, revistas científicas e websites.