O presente relato de experiência tem como tomada de partida a apropriação do software Geogebra, dos materiais concretos e da vivência cotidiana do aluno no Ensino da Geometria. Tem-se como objetivo nuclear: potencializar o estudo da Geometria, dada ênfase aos conceitos, propriedades, relações e aplicações das figuras planas e dos sólidos geométricos. A proposta surgiu das inquietações dos alunos da turma do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Costa e Silva, localizada no bairro Jardim Oásis, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, quanto a aplicabilidade da Geometria. A proposta da situação didática foi realizada em três momentos distintos: explanação do conteúdo de maneira expositiva e dialogada, da utilização do software GeoGebra e sistematização da ação do aluno com o auxílio dos materiais concretos e atividade de campo. Portanto, depreende-se que a partir da apropriação do software GeoGebra, do auxílio de alguns objetos manipuláveis e da contextualização dos conteúdos abordados têm-se elementos potenciais para uma prática pedagógica robusta.