O presente estudo contempla um relato de experiência, no âmbito da Metodologia no Ensino de Matemática, que utilizou o jogo, enquanto recurso didático, bem como a ludicidade, enquanto estratégia na prática pedagógica. O objetivo central consistiu em analisar as potencialidades na utilização dos jogos nas aulas de Matemática, com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Adalberto de Sousa Oliveira, no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Quanto à abordagem metodológica é do tipo qualitativa, quanto aos objetivos uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos bibliográfica e de campo. Portanto, depreende-se que a utilização dos jogos na prática pedagógica do professor de Matemática é uma ferramenta potencial que tem apresentado bons resultados, pois possibilitam a construção de cenários robustos ao processo de ensino e aprendizagem, os quais estimulam a criatividade, a autoconfiança, a organização, a concentração, o raciocínio lógico-dedutivo, o diálogo, a motivação, o coletivo e a investigação.