Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DOS JOGOS E A LUDICIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, JOGOS, LUDICIDADE Relato de Experiência(RE) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9605
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "O USO DOS JOGOS  E A LUDICIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo contempla um relato de experiência, no âmbito da Metodologia no Ensino de Matemática, que utilizou o jogo, enquanto recurso didático, bem como a ludicidade, enquanto estratégia na prática pedagógica. O objetivo central consistiu em analisar as potencialidades na utilização dos jogos nas aulas de Matemática, com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Adalberto de Sousa Oliveira, no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Quanto à abordagem metodológica é do tipo qualitativa, quanto aos objetivos uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos bibliográfica e de campo. Portanto, depreende-se que a utilização dos jogos na prática pedagógica do professor de Matemática é uma ferramenta potencial que tem apresentado bons resultados, pois possibilitam a construção de cenários robustos ao processo de ensino e aprendizagem, os quais estimulam a criatividade, a autoconfiança, a organização, a concentração, o raciocínio lógico-dedutivo, o diálogo, a motivação, o coletivo e a investigação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, JOGOS, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_16_10_2014_22_42_59_idinscrito_660_4d3af35b3aab14881d328b1469971ff2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ISRAEL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISRAEL"
    "autor_email" => "jackdjam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB-CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9605
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "O USO DOS JOGOS  E A LUDICIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo contempla um relato de experiência, no âmbito da Metodologia no Ensino de Matemática, que utilizou o jogo, enquanto recurso didático, bem como a ludicidade, enquanto estratégia na prática pedagógica. O objetivo central consistiu em analisar as potencialidades na utilização dos jogos nas aulas de Matemática, com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Adalberto de Sousa Oliveira, no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Quanto à abordagem metodológica é do tipo qualitativa, quanto aos objetivos uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos bibliográfica e de campo. Portanto, depreende-se que a utilização dos jogos na prática pedagógica do professor de Matemática é uma ferramenta potencial que tem apresentado bons resultados, pois possibilitam a construção de cenários robustos ao processo de ensino e aprendizagem, os quais estimulam a criatividade, a autoconfiança, a organização, a concentração, o raciocínio lógico-dedutivo, o diálogo, a motivação, o coletivo e a investigação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, JOGOS, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_16_10_2014_22_42_59_idinscrito_660_4d3af35b3aab14881d328b1469971ff2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ISRAEL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISRAEL"
    "autor_email" => "jackdjam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB-CAMPUS CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente estudo contempla um relato de experiência, no âmbito da Metodologia no Ensino de Matemática, que utilizou o jogo, enquanto recurso didático, bem como a ludicidade, enquanto estratégia na prática pedagógica. O objetivo central consistiu em analisar as potencialidades na utilização dos jogos nas aulas de Matemática, com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Adalberto de Sousa Oliveira, no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Quanto à abordagem metodológica é do tipo qualitativa, quanto aos objetivos uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos bibliográfica e de campo. Portanto, depreende-se que a utilização dos jogos na prática pedagógica do professor de Matemática é uma ferramenta potencial que tem apresentado bons resultados, pois possibilitam a construção de cenários robustos ao processo de ensino e aprendizagem, os quais estimulam a criatividade, a autoconfiança, a organização, a concentração, o raciocínio lógico-dedutivo, o diálogo, a motivação, o coletivo e a investigação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.