Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS (LINFE): UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95571
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1220
    "inscrito_id" => 205
    "titulo" => "LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS (LINFE): UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a formação continuada de professores de línguas através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE. O estudo será norteado por teóricos seminais e contemporâneos da área LinFE tais como: Hutchinson &Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021 e Valente & Ribeiro, 2022. É notável que a contemporaneidade tem apresentado novas demandas aos professores de línguas. Profissionais de variadas áreas cada vez mais buscam conhecimentos específicos de línguas para os mais diversos fins, a depender do ramo de atuação ou dos interesses de cada um. Nesse contexto, os cursos oferecidos pelas tradicionais escolas de idiomas, cada vez mais vem dividindo espaço com a demanda por cursos mais específicos e personalizados que visam atender aos alunos que estão em busca de cursos com menor duração e com conteúdo mais direcionado. Percebemos assim que esse novo perfil de aluno passa a ter consciência do porquê e para que precisam aprender uma língua adicional. Porém, apesar do aumento dessa demanda prática, é perceptível que há uma escassez de professores capacitados para desenhar e oferecer cursos que atendam a essas demandas. Os professores de línguas precisam se tornar protagonistas nesse processo de transformação do ensino de idiomas, oferecendo ao público-alvo opções que dialoguem com as necessidades que os alunos trazem para as aulas. Acreditamos que a abordagem LinFE pode beneficiar professores que atuam nos mais diferentes contextos de forma a tornar as suas aulas mais eficazes e centradas nos alunos e em suas particularidades e necessidades cada vez mais bem definidas na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID205_TB1220_02052023192444.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA IOCHEM"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marcellaiv@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95571
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1220
    "inscrito_id" => 205
    "titulo" => "LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS (LINFE): UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a formação continuada de professores de línguas através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE. O estudo será norteado por teóricos seminais e contemporâneos da área LinFE tais como: Hutchinson &Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021 e Valente & Ribeiro, 2022. É notável que a contemporaneidade tem apresentado novas demandas aos professores de línguas. Profissionais de variadas áreas cada vez mais buscam conhecimentos específicos de línguas para os mais diversos fins, a depender do ramo de atuação ou dos interesses de cada um. Nesse contexto, os cursos oferecidos pelas tradicionais escolas de idiomas, cada vez mais vem dividindo espaço com a demanda por cursos mais específicos e personalizados que visam atender aos alunos que estão em busca de cursos com menor duração e com conteúdo mais direcionado. Percebemos assim que esse novo perfil de aluno passa a ter consciência do porquê e para que precisam aprender uma língua adicional. Porém, apesar do aumento dessa demanda prática, é perceptível que há uma escassez de professores capacitados para desenhar e oferecer cursos que atendam a essas demandas. Os professores de línguas precisam se tornar protagonistas nesse processo de transformação do ensino de idiomas, oferecendo ao público-alvo opções que dialoguem com as necessidades que os alunos trazem para as aulas. Acreditamos que a abordagem LinFE pode beneficiar professores que atuam nos mais diferentes contextos de forma a tornar as suas aulas mais eficazes e centradas nos alunos e em suas particularidades e necessidades cada vez mais bem definidas na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID205_TB1220_02052023192444.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA IOCHEM"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marcellaiv@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a formação continuada de professores de línguas através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE. O estudo será norteado por teóricos seminais e contemporâneos da área LinFE tais como: Hutchinson &Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021 e Valente & Ribeiro, 2022. É notável que a contemporaneidade tem apresentado novas demandas aos professores de línguas. Profissionais de variadas áreas cada vez mais buscam conhecimentos específicos de línguas para os mais diversos fins, a depender do ramo de atuação ou dos interesses de cada um. Nesse contexto, os cursos oferecidos pelas tradicionais escolas de idiomas, cada vez mais vem dividindo espaço com a demanda por cursos mais específicos e personalizados que visam atender aos alunos que estão em busca de cursos com menor duração e com conteúdo mais direcionado. Percebemos assim que esse novo perfil de aluno passa a ter consciência do porquê e para que precisam aprender uma língua adicional. Porém, apesar do aumento dessa demanda prática, é perceptível que há uma escassez de professores capacitados para desenhar e oferecer cursos que atendam a essas demandas. Os professores de línguas precisam se tornar protagonistas nesse processo de transformação do ensino de idiomas, oferecendo ao público-alvo opções que dialoguem com as necessidades que os alunos trazem para as aulas. Acreditamos que a abordagem LinFE pode beneficiar professores que atuam nos mais diferentes contextos de forma a tornar as suas aulas mais eficazes e centradas nos alunos e em suas particularidades e necessidades cada vez mais bem definidas na contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.