Considerando a importância da preservação e resgate da História da Educação no Brasil, através de fontes como documentos e arquivos, concerne aqui parte dos resultados de pesquisa histórica que teve por objetivo analisar a circulação de manuais escolares de uma Escola Normal Livre de Marília, estado de São Paulo de 1940 a 1970, chamada atualmente “Colégio Sagrado Coração de Jesus”, que foi a primeira instituição formadora de professores na cidade e formou durante décadas professores para atuarem na região. Utilizou-se como fonte histórica os manuais contidos na biblioteca “Rui Barbosa”, no interior da escola em questão, sendo parte integrante da escolarização. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se abordagem histórica, centrada em pesquisa documental, privilegiando as obras encontradas no acervo da biblioteca como corpus documental, engajada no campo da História da Educação, considerando a História Cultural, pautada em De Certeau (2011), Chartier (2005), Julia (2001), Saviani (2009), Rockwell (1997), para alicerçar a importância dos manuais escolares dirigida ao público das Escolas Normais e o lugar de fala dos pesquisadores. Em análise do acervo, pode-se constatar manuais de saberes literários, históricos e didáticos. Compreendendo-se com este estudo que os manuais escolares são suportes pedagógicos, vetores de ideologia/valores/religião e meio de comunicação significativo, cuja eficácia está na importância de sua difusão e na uniformidade do discurso transmitido, onde disseminavam diversos guias de formação e prática docente, que compõem a cultura escolar, pois mediante eles, pode-se evidenciar o que os alunos e professores concebiam acerca do âmbito educacional naquele momento histórico e possibilitam a percepção do sistema de ensino da época, com as reformas educacionais, assim como do interior da instituição no qual circulavam.