O presente estudo encontra-se em estágio de desenvolvimento junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Caxias, tendo por justificativa que estes conteúdos são obrigatórios e os mais abrangentes dentro dos componentes curriculares de Ciências e Biologia. Os metazoários são seres multicelulares que interagem com o ambiente ao seu redor de várias maneiras, desde a obtenção de alimento até a reprodução. O estudo proposto tem por justificativa compreender como esses animais surgiram e se diversificaram. Para que o estudo seja desenvolvido será seguido o caminho metodológico da pesquisa exploratória de caráter explicativo; pois esse é um processo cumulativo na formação dos educandos. Por tanto esta pesquisa terá o intuito de acompanhar o desempenho dos discentes no Instituto Federal do Maranhão, Campus Caxias, com o princípio inerente de contribuir com as metodologias ativas a serem trabalhadas pelos docentes do Campus relacionados às áreas da biologia, geologia e zoologia que, serão exploradas em classes através de atividades que estimulem a participação dos alunos. A pesquisa será elaborada por meio de um estudo experimental com um recurso didático confeccionado em forma de tabuleiro que tende a trabalhar e identificar os principais períodos da escala geológica, caracterizando-os e os associando aos principais eventos geológicos, climáticos e biológicos ocorridos em cada período. Com o presente estudo pretende-se alcançar maior compreensão dos alunos em relação aos períodos e eventos geológicos; onde os mesmos serão divulgados junto ao acervo do Laboratório de Pesquisa no Ensino de Ciências (LAPEC)