Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DINHEIRO NA MÃO SÓ COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97424
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3690
    "inscrito_id" => 15052
    "titulo" => "DINHEIRO NA MÃO SÓ COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA"
    "resumo" => "Este artigo trata de um relato de experiência sobre práticas pedagógicas voltadas para uma educação financeira da qual contribui para uma gestão de finanças voltadas à tomada de decisões que visa uma vida consciente e responsável financeiramente no Brasil. O objetivo desse trabalho é reconhecer as conexões entre os conceitos financeiros com situações do cotidiano social, tendo a contextualização e a interdisciplinaridade como instrumento pedagógico, sendo explorados e problematizados de forma a conduzir a uma análise, transformando o seu saber em ferramentas de intervenção em suas realidades. Para a elaboração deste artigo, foram realizadas ações educativas num projeto escolar com alunos do 3º ano do ensino médio integral da ECI Francisco Augusto Campos, através do uso de recursos metodológicos disponíveis dentro da realidade do cotidiano financeiro da comunidade, como também a prática de rodas de conversa com especialistas nas temáticas discutidas ao longo do trabalho. Para tanto, podemos observar que a inserção da Educação Financeira, ainda na adolescência na vida dos estudantes, integrando-se ao processo de ensino-aprendizagem do currículo escolar, visa a construção da cultura financeira equilibrada e voltada para a realidade brasileira atingindo, sobremaneira, a família e as demais instituições sociais e os sujeitos envolvidos nesse processo. Dessa forma, acredita-se que, por meio dessa metodologia educacional voltada para a realidade cotidiana financeira, os indivíduos mudem a maneira como se comportam e administram seus próprios recursos financeiros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15052_TB3690_21112023104228.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRÍGIDA DE CÁSSIA GOMES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "BRÍGIDA ALVES"
    "autor_email" => "brigidapedrosa9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97424
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3690
    "inscrito_id" => 15052
    "titulo" => "DINHEIRO NA MÃO SÓ COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA"
    "resumo" => "Este artigo trata de um relato de experiência sobre práticas pedagógicas voltadas para uma educação financeira da qual contribui para uma gestão de finanças voltadas à tomada de decisões que visa uma vida consciente e responsável financeiramente no Brasil. O objetivo desse trabalho é reconhecer as conexões entre os conceitos financeiros com situações do cotidiano social, tendo a contextualização e a interdisciplinaridade como instrumento pedagógico, sendo explorados e problematizados de forma a conduzir a uma análise, transformando o seu saber em ferramentas de intervenção em suas realidades. Para a elaboração deste artigo, foram realizadas ações educativas num projeto escolar com alunos do 3º ano do ensino médio integral da ECI Francisco Augusto Campos, através do uso de recursos metodológicos disponíveis dentro da realidade do cotidiano financeiro da comunidade, como também a prática de rodas de conversa com especialistas nas temáticas discutidas ao longo do trabalho. Para tanto, podemos observar que a inserção da Educação Financeira, ainda na adolescência na vida dos estudantes, integrando-se ao processo de ensino-aprendizagem do currículo escolar, visa a construção da cultura financeira equilibrada e voltada para a realidade brasileira atingindo, sobremaneira, a família e as demais instituições sociais e os sujeitos envolvidos nesse processo. Dessa forma, acredita-se que, por meio dessa metodologia educacional voltada para a realidade cotidiana financeira, os indivíduos mudem a maneira como se comportam e administram seus próprios recursos financeiros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15052_TB3690_21112023104228.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRÍGIDA DE CÁSSIA GOMES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "BRÍGIDA ALVES"
    "autor_email" => "brigidapedrosa9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência sobre práticas pedagógicas voltadas para uma educação financeira da qual contribui para uma gestão de finanças voltadas à tomada de decisões que visa uma vida consciente e responsável financeiramente no Brasil. O objetivo desse trabalho é reconhecer as conexões entre os conceitos financeiros com situações do cotidiano social, tendo a contextualização e a interdisciplinaridade como instrumento pedagógico, sendo explorados e problematizados de forma a conduzir a uma análise, transformando o seu saber em ferramentas de intervenção em suas realidades. Para a elaboração deste artigo, foram realizadas ações educativas num projeto escolar com alunos do 3º ano do ensino médio integral da ECI Francisco Augusto Campos, através do uso de recursos metodológicos disponíveis dentro da realidade do cotidiano financeiro da comunidade, como também a prática de rodas de conversa com especialistas nas temáticas discutidas ao longo do trabalho. Para tanto, podemos observar que a inserção da Educação Financeira, ainda na adolescência na vida dos estudantes, integrando-se ao processo de ensino-aprendizagem do currículo escolar, visa a construção da cultura financeira equilibrada e voltada para a realidade brasileira atingindo, sobremaneira, a família e as demais instituições sociais e os sujeitos envolvidos nesse processo. Dessa forma, acredita-se que, por meio dessa metodologia educacional voltada para a realidade cotidiana financeira, os indivíduos mudem a maneira como se comportam e administram seus próprios recursos financeiros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.