ALVES, Brígida De Cássia Gomes. Dinheiro na mão só com educação financeira. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97424>. Acesso em: 23/12/2024 00:28
Este artigo trata de um relato de experiência sobre práticas pedagógicas voltadas para uma educação financeira da qual contribui para uma gestão de finanças voltadas à tomada de decisões que visa uma vida consciente e responsável financeiramente no Brasil. O objetivo desse trabalho é reconhecer as conexões entre os conceitos financeiros com situações do cotidiano social, tendo a contextualização e a interdisciplinaridade como instrumento pedagógico, sendo explorados e problematizados de forma a conduzir a uma análise, transformando o seu saber em ferramentas de intervenção em suas realidades. Para a elaboração deste artigo, foram realizadas ações educativas num projeto escolar com alunos do 3º ano do ensino médio integral da ECI Francisco Augusto Campos, através do uso de recursos metodológicos disponíveis dentro da realidade do cotidiano financeiro da comunidade, como também a prática de rodas de conversa com especialistas nas temáticas discutidas ao longo do trabalho. Para tanto, podemos observar que a inserção da Educação Financeira, ainda na adolescência na vida dos estudantes, integrando-se ao processo de ensino-aprendizagem do currículo escolar, visa a construção da cultura financeira equilibrada e voltada para a realidade brasileira atingindo, sobremaneira, a família e as demais instituições sociais e os sujeitos envolvidos nesse processo. Dessa forma, acredita-se que, por meio dessa metodologia educacional voltada para a realidade cotidiana financeira, os indivíduos mudem a maneira como se comportam e administram seus próprios recursos financeiros.