O estudo em questão foi desenvolvido com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem no ensino médio, buscando facilitar a compreensão dos alunos acerca dos insetos. O referencial teórico utilizado para fundamentar este trabalho se baseia em artigos científicos que ressaltam a utilização de jogos de cartas como instrumento facilitador de aprendizagem e sua importância como recurso pedagógico. Essa abordagem lúdica tem sido amplamente explorada nos últimos anos como uma estratégia eficaz para engajar e motivar os estudantes, promovendo um aprendizado mais significativo e contextualizado. Para coletar dados, o jogo de cartas de entomologia foi aplicado em três turmas do ensino médio do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE campus Recife. Além disso, foi disponibilizado um questionário virtual, elaborado no Google Forms, para avaliar a eficácia do jogo como ferramenta de ensino e coletar feedbacks dos alunos sobre a experiência de aprendizagem. As respostas obtidas foram analisadas e demonstraram a influência positiva do jogo na aprendizagem dos alunos sobre o tema abordado. Os resultados obtidos indicam que o jogo de cartas de entomologia é uma alternativa interessante e eficaz para o ensino da entomologia no ensino médio, uma vez que garante um ensino mais dinâmico como também estimula a participação ativa dos alunos, tornando a aula mais interativa.