A utilização dos jogos pedagógicos pode, além de motivar, potencializar os conhecimentos fono-ortográficos dos aprendentes. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar, a partir de resultados parcialmente alcançados, a maneira como o jogo colabora em situações de ensino/aprendizagem nas aulas de português de uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada no município de Tacima/PB. A atividade interventiva surgiu da necessidade de minimização do fenômeno do apagamento do /R/ de verbos no infinitivo verificado na escrita dos discentes. A abordagem teórica pautou-se, principalmente, nos estudos de Marcuschi (2001), Mollica (2003), Simões (2006), Callou e Leite (2009) e Benevides (2020) para entendimento da correlação entre fala e escrita, tendo em vista as possíveis motivações para o metaplasmo encontrado; Volpato (2017) e Kishimoto (2003), que tratam do conceito de jogo e sua significação como recurso metodológico. A pesquisa tem caráter quantitativo, cuja coleta de dados oferece um levantamento proporcional da ocorrência verificada; qualitativo, já que verifica as motivações e prováveis mudanças no problema investigado e, interventiva, tendo em vista a produção e aplicação de jogo pedagógico para enfrentamento da dificuldade de escrita explorada. Os resultados parciais mostraram que o apagamento do /R/ aparece, como maior produtividade, em verbos de primeira conjugação, que, em suas sílabas finais tenham a vogal tônica [a], por exemplo, em ocorrências como “lavar” > “lava” e “atirar” > “atira”, todavia, está em fase de desenvolvimento, a preparação de um corpus com distribuição proporcional dos verbos nas três primeiras conjugações.