A Ciência está presente em diversos momentos do cotidiano e interliga diferentes áreas do conhecimento, podendo transitar entre conteúdos científicos e vivências do dia a dia de maneira menos abstrata e mais próxima da realidade. O trabalho de Alfabetização Científica na Educação Infantil possibilita a apropriação de conhecimentos científicos a partir da conexão entre esses conhecimentos e o mundo ao redor, explorando habilidades cognitivas como observação, investigação, interpretação de fenômenos e argumentação. A atividade intitulada “A ciência no cotidiano - circuito de experimentos científicos para crianças”, trabalhou a alfabetização científica para alunos matriculados na creche municipal Tio Doca, no município de Zé Doca- MA e fez parte das ações ocorridas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada anualmente a nível nacional, bem como no IFMA Campus Zé Doca. Realizou-se o levantamento das possibilidades de atividades de difusão da ciência a serem desenvolvidas com a faixa-etária de 4 e 5 anos de idade, montando-se três stands em formato de circuito, onde todos os alunos passariam sequencialmente. O primeiro abordou o cultivo de plantas e importância da água e dos nutrientes, trabalhada com a história do João e o pé de feijão e o plantio do feijão em algodão, outra atividade contemplou o ciclo de desenvolvimento embrionário, através das fases do ovo, utilizando uma caixa ilustrativa com as etapas e apresentação de um animal vivo. No segundo stand foi realizado um experimento do enchimento do balão com vinagre e bicarbonato de sódio, destacando as interações e reações químicas, desmitificando a Ciência de “mágica”. O último stand contemplou o experimento da areia movediça, dando ênfase às diferentes percepções e modificações da matéria. O trabalho foi executado pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química, sendo essencial para a construção de habilidades docentes a fim de estimular práticas dinâmicas e inovadoras.