O presente estudo visa compreender o funcionamento, na teoria, da Educação Inclusiva (E.I) no Brasil, pretendendo avaliar como a mesma é desenvolvida e assistida por órgãos e/ou instituições que apoiam o melhor desenvolvimento desta temática, e como esta funciona especificamente no estado do Maranhão. Este estudo tem caráter bibliográfico, sendo este sistematizado e baseado em teóricos da área, bem como em documentos legais que amparam a Educação Inclusiva, tais como: Celedón, F. Filho, Khater, Mantoan, Mazzotta, Sassaki, A Declaração de Salamanca, bem como os amparos legais como a Lei n° 13.146- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), Constituição Federal (CF) de 1988 e o Plano Nacional de Educação (PNE) dentre outros. Como objetivo geral o estudo em questão visa observar a existência ou não de possíveis lacunas institucionais, ou que ainda não foram tratadas por órgãos competentes. Visa-se aqui, explicitar a E.I; como um direito que não deve ser negado, como ocorre em muitos casos. Para isto serão analisados artigos científicos sobre a temática publicados no período de 2013 a 2023, com vista para a E.I no Maranhão. A revisão abordará as principais questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência em escolas que atuam na modalidade regular de ensino; tais como acessibilidade, permanência, programas de apoio, infraestrutura adequada, dentre outros fatores que podem contribuir para um melhor desenvolvimento da E.I nas escolas públicas no estado do Maranhão. Têm-se como resultado a ser alcançado, identificar possíveis lacunas nas obras bibliográficas revisadas, e a partir disso divulgar os resultados encontrados para a comunidade cientifica, contribuindo com esta temática para que novos estudos sejam desenvolvidos.