As políticas públicas educacionais destinadas às pessoas do campo carecem de duas lógicas fundamentais: a universalização, ou seja, o acesso de todos à escola e a especificidade, políticas e práticas que respeitem e valorizem a realidade e a cultura das pessoas do campo. Com o propósito de contribuir para a mudança desta realidade, o Projeto Mediação para Transformação, uma ação de extensão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus de Teresina, visa implementar políticas e práticas educativas nas escolas do campo com vista a superação dos desafios da educação básica nos municípios parceiros. Considerando o exposto, o objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do Projeto de Extensão Mediação para a Transformação para a organização da política de Educação do Campo no município de Piripiri (PI). Desenvolveu-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e utilizou-se como dispositivo de produção de dados um questionário, que foi respondido por seis profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação do referido município. Os resultados sinalizam que o referido projeto possibilitou a ampliação de conhecimentos sobre as políticas educacionais do campo, como também provocou reflexões sobre as principais problemáticas que caracterizam a educação escolar desenvolvida nas escolas situadas em áreas rurais. Apesar das contribuições, um longo caminho precisa ser percorrido para que o município dispunha de política de Educação do Campo, planejada, coordenada e sistêmica, com ações integradas e direcionadas por objetivos comuns, com potencial para solucionar as problemáticas vivenciadas pelos estudantes do campo.