O presente trabalho consta da discussão de resultados preliminares de uma pesquisa que será realizada com os alunos matriculados no 4° ano do Curso Técnico Integrado em Mineração, no Campus do IFRN de Parelhas/RN. A temática abordada na pesquisa será a construção e apresentação técnicas de maquetes como estratégia metodológica no ensino da disciplina técnica Lavra de Minas, com o objetivo de identificar as possíveis contribuições de uso dessa estratégia metodológica para a fixação do conteúdo técnico estudado ao longo do componente curricular. Após a exposição teórica sobre os métodos de lavra, os alunos foram instruídos a construir maquetes sobre métodos de lavra subterrânea ministrados pelo professor em sala de aula. A partir dessa construção, a proposta é analisar de que forma o uso das maquetes auxiliou na compreensão do conteúdo e quais são os possíveis benefícios para o desempenho acadêmico dos alunos, após a aplicação da estratégia. A relevância da pesquisa se justifica pelas contribuições práticas que o trabalho com maquetes, associado aos estudos de conceitos teóricos possam trazer para o fortalecimento significativo das aprendizagens dos estudantes do curso de Mineração e, especificamente, da disciplina. Diante do levantamento de desempenho dos alunos, sobretudo após a confecção das referidas representações em pequena escala, os resultados a serem apresentados devem corroborar para as observações de aumento do índice de compreensão sobre as formas de extração de minérios.