A presente pesquisa apresenta as ações do projeto Unir para Incluir: quebrando barreiras na alfabetização, cujo objetivo é promover ações voltadas a otimização do processo de alfabetização e letramento dos estudantes com déficit intelectual - DI, e com transtorno do espectro do autismo – TEA que tenha deficiências associadas – DI. As atividades foram desenvolvidas em 8 (oito) Escolas Municipais de Tempo Integral – EMTIs, ( do ensino fundamental anos iniciais e finais),do Município do Jaboatão dos Guararapes –PE. No ano letivo de 2022 foram atendidos 80 (oitenta) estudantes, 10 em cada escola. O método implica em realizar dois encontros semanais, em cada escola, com os estudantes para realizar intervenções pedagógicas com atividades complementares voltadas à superação das dificuldades e/ou desafios inerentes a Língua Portuguesa e o processo de alfabetização e letramento, respeitando-os e valorizando-os como sujeitos protagonistas de sua história. Ao final do ano letivo muitos avançaram em suas hipótese do Sistema de Escrita Alfabética –SEA, ampliaram o vocabulário e a linguagem funcional.