Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O “BINGO RÉPTIL” COMO APORTE METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96002
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1772
    "inscrito_id" => 13257
    "titulo" => "O “BINGO RÉPTIL” COMO APORTE METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Ao longo dos anos muitas dificuldades têm sido apresentadas pelos professores no que concerne ao ensino da zoologia (biodiversidade animal). Entre elas estão a falta de recursos didáticos nas escolas e o uso de metodologias que promovam uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, esse trabalho, de caráter quali-quantitativo, objetivou contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da zoologia, de maneira lúdica, por meio da confecção e utilização do jogo didático Bingo Réptil, junto a uma turma do 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona rural de Caturité-PB. O percurso metodológico ocorreu em seis fases: (I) Levantamento bibliográfico; (II) Construção do instrumento de coleta de dados (questionários); (III) Confecção do jogo (IV) Aplicação do jogo; (V) Aplicação do questionário e (VI) Análise dos dados. A partir do questionário aplicado após a intervenção, pôde-se observar que das 96 respostas obtidas sobre o assunto “Répteis”, 81,2% (n = 78) estavam corretas, 14,6% (n = 14) estavam incorretas e 4,2% (n = 4) não foram respondidas. As respostas incorretas ou deixadas sem resposta estavam relacionadas ao não conhecimento de certas estruturas morfológicas dos animais, à não distinção entre os grupos taxonômicos ou até mesmo à falta de atenção ao responder o questionário. A utilização do jogo didático promoveu a motivação e o interesse dos alunos em participarem da atividade, além de aumentar a atenção durante a aula, uma vez que era necessário escutarem as perguntas e observarem se possuíam as respostas em suas cartelas. A maioria dos estudantes (66,7%; n = 16) afirmou que o bingo facilitou a compreensão do assunto, validando-o como uma ferramenta educacional eficaz para a aprendizagem. Diante disso, observa-se que jogos didáticos contribuem para o ensino da zoologia, de forma dinâmica, melhorando o interesse dos alunos e auxiliando os professores em suas práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13257_TB1772_09112023200732.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PLÍNIO JOSÉ CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PLÍNIO"
    "autor_email" => "plinio.silva@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96002
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1772
    "inscrito_id" => 13257
    "titulo" => "O “BINGO RÉPTIL” COMO APORTE METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Ao longo dos anos muitas dificuldades têm sido apresentadas pelos professores no que concerne ao ensino da zoologia (biodiversidade animal). Entre elas estão a falta de recursos didáticos nas escolas e o uso de metodologias que promovam uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, esse trabalho, de caráter quali-quantitativo, objetivou contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da zoologia, de maneira lúdica, por meio da confecção e utilização do jogo didático Bingo Réptil, junto a uma turma do 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona rural de Caturité-PB. O percurso metodológico ocorreu em seis fases: (I) Levantamento bibliográfico; (II) Construção do instrumento de coleta de dados (questionários); (III) Confecção do jogo (IV) Aplicação do jogo; (V) Aplicação do questionário e (VI) Análise dos dados. A partir do questionário aplicado após a intervenção, pôde-se observar que das 96 respostas obtidas sobre o assunto “Répteis”, 81,2% (n = 78) estavam corretas, 14,6% (n = 14) estavam incorretas e 4,2% (n = 4) não foram respondidas. As respostas incorretas ou deixadas sem resposta estavam relacionadas ao não conhecimento de certas estruturas morfológicas dos animais, à não distinção entre os grupos taxonômicos ou até mesmo à falta de atenção ao responder o questionário. A utilização do jogo didático promoveu a motivação e o interesse dos alunos em participarem da atividade, além de aumentar a atenção durante a aula, uma vez que era necessário escutarem as perguntas e observarem se possuíam as respostas em suas cartelas. A maioria dos estudantes (66,7%; n = 16) afirmou que o bingo facilitou a compreensão do assunto, validando-o como uma ferramenta educacional eficaz para a aprendizagem. Diante disso, observa-se que jogos didáticos contribuem para o ensino da zoologia, de forma dinâmica, melhorando o interesse dos alunos e auxiliando os professores em suas práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13257_TB1772_09112023200732.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PLÍNIO JOSÉ CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PLÍNIO"
    "autor_email" => "plinio.silva@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Ao longo dos anos muitas dificuldades têm sido apresentadas pelos professores no que concerne ao ensino da zoologia (biodiversidade animal). Entre elas estão a falta de recursos didáticos nas escolas e o uso de metodologias que promovam uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, esse trabalho, de caráter quali-quantitativo, objetivou contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da zoologia, de maneira lúdica, por meio da confecção e utilização do jogo didático Bingo Réptil, junto a uma turma do 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona rural de Caturité-PB. O percurso metodológico ocorreu em seis fases: (I) Levantamento bibliográfico; (II) Construção do instrumento de coleta de dados (questionários); (III) Confecção do jogo (IV) Aplicação do jogo; (V) Aplicação do questionário e (VI) Análise dos dados. A partir do questionário aplicado após a intervenção, pôde-se observar que das 96 respostas obtidas sobre o assunto “Répteis”, 81,2% (n = 78) estavam corretas, 14,6% (n = 14) estavam incorretas e 4,2% (n = 4) não foram respondidas. As respostas incorretas ou deixadas sem resposta estavam relacionadas ao não conhecimento de certas estruturas morfológicas dos animais, à não distinção entre os grupos taxonômicos ou até mesmo à falta de atenção ao responder o questionário. A utilização do jogo didático promoveu a motivação e o interesse dos alunos em participarem da atividade, além de aumentar a atenção durante a aula, uma vez que era necessário escutarem as perguntas e observarem se possuíam as respostas em suas cartelas. A maioria dos estudantes (66,7%; n = 16) afirmou que o bingo facilitou a compreensão do assunto, validando-o como uma ferramenta educacional eficaz para a aprendizagem. Diante disso, observa-se que jogos didáticos contribuem para o ensino da zoologia, de forma dinâmica, melhorando o interesse dos alunos e auxiliando os professores em suas práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.