Ao longo dos anos muitas dificuldades têm sido apresentadas pelos professores no que concerne ao ensino da zoologia (biodiversidade animal). Entre elas estão a falta de recursos didáticos nas escolas e o uso de metodologias que promovam uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, esse trabalho, de caráter quali-quantitativo, objetivou contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da zoologia, de maneira lúdica, por meio da confecção e utilização do jogo didático Bingo Réptil, junto a uma turma do 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona rural de Caturité-PB. O percurso metodológico ocorreu em seis fases: (I) Levantamento bibliográfico; (II) Construção do instrumento de coleta de dados (questionários); (III) Confecção do jogo (IV) Aplicação do jogo; (V) Aplicação do questionário e (VI) Análise dos dados. A partir do questionário aplicado após a intervenção, pôde-se observar que das 96 respostas obtidas sobre o assunto “Répteis”, 81,2% (n = 78) estavam corretas, 14,6% (n = 14) estavam incorretas e 4,2% (n = 4) não foram respondidas. As respostas incorretas ou deixadas sem resposta estavam relacionadas ao não conhecimento de certas estruturas morfológicas dos animais, à não distinção entre os grupos taxonômicos ou até mesmo à falta de atenção ao responder o questionário. A utilização do jogo didático promoveu a motivação e o interesse dos alunos em participarem da atividade, além de aumentar a atenção durante a aula, uma vez que era necessário escutarem as perguntas e observarem se possuíam as respostas em suas cartelas. A maioria dos estudantes (66,7%; n = 16) afirmou que o bingo facilitou a compreensão do assunto, validando-o como uma ferramenta educacional eficaz para a aprendizagem. Diante disso, observa-se que jogos didáticos contribuem para o ensino da zoologia, de forma dinâmica, melhorando o interesse dos alunos e auxiliando os professores em suas práticas pedagógicas.