Os jogos didáticos tem sido considerados cada vez mais populares no processo de ensino-aprendizagem. E a utilização da gamificação tem sido considerada uma das estratégias inovadoras, onde os próprios alunos participam ativamente na construção do seu conhecimento. Este artigo tem como principal objetivo relatar a experiência da criação do jogo didático para o ensino do bioma cerrado, bem como suas principais características, importâncias, degradação e preservação. Foram trabalhados pontos interessantes com a utilização da gamificação, consistindo na aplicação do “jogo trilha do cerrado, na turma de ensino fundamental II, no 7º ano da escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo didático sobre o bioma cerrado, foi bem satisfatória, tendo em vista que a gamificação é uma boa estratégia que facilita o processo de aprendizagem dos alunos de forma ativa e divertida. O estudo demostrou, consideravelmente que os discentes não apresentam uniformidade de conhecimentos igualitários, e alguns não tinham um amplo conhecimento sobre o assunto, porém, com a aplicação do jogo didático trilha do cerrado eles conseguiram responder e muitos obtiveram êxito. Portanto, percebe-se o quanto é essencial a utilização da gamificação no âmbito educacional, para que os alunos consigam assimilar melhor os conteúdos.