O curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri - URCA possui em sua grade curricular 5 estágios supervisionados, sendo um, o estágio supervisionado III, voltado exclusivamente para a observação do espaço escolar como um todo. Salas de aula, biblioteca, refeitório/cantina, sala dos professores, e todos os espaços que a escola de realização do estágio possuir em sua estrutura são locais de observação e pesquisa para o graduando coletar o máximo de informações possíveis, visando sua futura prática docente. A presente pesquisa trata da importância do estágio de observação, a partir do relato de experiência pessoal do pesquisador. Usando a metodologia da árvore da vida desenvolvida inicialmente pelos pesquisadores Ncazelo Ncube e David Denborough e referenciais bibliográficos como PIMENTA, S.G (1995), GATTI, B.A (2009), CAIMI, F.E (2015), FREIRE, P (1982), a pesquisa pontua a importância de entrar no ambiente escolar como observador antes de iniciar a prática docente, evidenciando os aspectos em que a observação faz uma conexão entre a prévia teoria e a futura prática, fortalecendo as referências do licenciando, que conclui o estágio com uma visão totalmente renovada do ambiente escolar, focando não só na sala de aula, mas também em todos os aspectos que envolvem a vida escolar, principalmente a vida de seus futuros discentes.