No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, há uma preocupação de estudantes e educadores quanto à escolha da carreira que seguirão ao finalizar esse nível educacional. Partindo dessa ideia, projetos voltados à escolha profissional pode ser ferramentas importantes para estudantes inseridos no ensino médio, sobretudo com as novas regras impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pensando nisso, o projeto orientação vocacional como ferramenta para a orientação profissionais de jovens inseridos na nova dinâmica do ensino médio teve a pretensão de ajudar na orientação quando a entrada do ensino superior. Para tanto, foi aplicado um questionário inicial à turma das últimas séries do ensino médio, em que não há disciplina Projeto de Vida; um outro questionário às primeiras séries do ensino médio, que estão tendo contato pela primeira vez com a disciplina, e um questionário às turmas da 2ª série do ensino médio, que já cursou a disciplina no ano anterior. O primeiro questionário deu uma ideia da percepção dos jovens quanto às escolhas de profissões; o segundo questionário, uma visão sobre as orientações que esses adolescentes têm sobre o futuro que poderão escolher; e, o terceiro, o que a turma que está tenho contato pela segunda vez com a disciplina absorveu sobre os temas discutidos e os projetos aplicados com orientação às escolhas profissionais desse público. Haverá uma reaplicação do questionário para a turma que está cursando a disciplina assim que o ano estiver finalizando, para sondar a sedimentação do conhecimento desses estudantes, além de checar o quanto a metodologia está sendo assertiva. Espera-se que os estudantes que estão cursando a disciplina terminem o curso com um conhecimento mais aprofundado sobre as próprias escolhas, com habilidades adequadas para decidir, com assertividade, o curso e/ou percurso que seguirá após o término da educação básica.