Este estudo de caso exploratório-descritivo, bibliográfico e documental aborda as políticas públicas de acesso e permanência estudantil da educação superior no Estado da Bahia, tendo como objetivo caracterizar a atuação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na implementação de ações e políticas afirmativas para estudantes de grupos sociais economicamente menos favorecidos e historicamente excluídos. Dessa forma, o trabalho revela ações importantes nessa área como a implementação de resoluções universitárias específicas, que tratam do sistema de cotas com a reserva de vagas na graduação e na pós-graduação para estudantes autodeclarados negros (pretos e pardos), oriundos de escolas públicas e de sobrevagas para indígenas, ciganos, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans (transexuais, travestis ou transgêneros) e de refugiados com autorização de residência por questões humanitárias. Os resultados ainda destacam a implantação e a atuação de uma Pró-Reitoria específica para as políticas afirmativas e assuntos estudantis no âmbito da UEFS, visando propor e ofertar ações e políticas relevantes no campo da assistência e permanência estudantil nessa Instituição. Além disso, o estudo aborda a política estadual de auxílio permanência com a oferta de estágios remunerados de nível superior para estudantes da graduação, em condições de vulnerabilidade socioeconômica, atendidos pelo Programa Mais Futuro do Estado da Bahia.