Este trabalho investiga o uso das tecnologias no ensino remoto durante o período da pandemia da COVID-19, com foco na organização do ensino e da aprendizagem. Toma como questão fundamental: como as professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental organizaram o ensino e a aprendizagem durante o ensino remoto? O objetivo foi analisar o lugar das tecnologias da informação e comunicação na organização do ensino e aprendizagem, compreendendo como o uso das TICs pode auxiliar no processo de ensino e da aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os fundamentos teórico-metodológicos partiu da abordagem da pesquisa qualitativa, tomando como procedimentos a pesquisa bibliográfica e os registros da vivência escolar de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19. Os estudos teóricos de autores como: Marshall (1967); Germano (2011); Libâneo (2011); Leite e Ribeiro (2012); Tardif (2014); Flôr (2015); Bruzzi (2016); Pedró (2016); Documento Curricular do RN (2018); Saviane e Galvão (2021); Oliveira e Silva (2022), subsidiaram a pesquisa na discussão sobre a inserção de novas práticas que possibilitem um processo de ensinoaprendizagem significativo. Como resultados, observou-se que o ensino remoto impôs a necessidade de uma reorganização do ensino e da aprendizagem, remoldando as práticas pedagógicas e alinhandoas eminentemente ao uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para o ensino e a aprendizagem. Como conclusão, entende-se que as contribuições dessa pesquisa demonstra a necessidade de trazer o uso das TICs como instrumento pedagógico para as prática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, atentando para a integração dos saberes, apontando necessidade de formações, recursos tecnológicos, melhoria da infraestrutura como acesso à internet, visando o atendimento de uma educação de qualidade.