Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCONTROS TERRITORIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE DIÁLOGOS TEÓRICO-PRÁTICOS ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência da realização do projeto “Encontros Territoriais”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação do município de Horizonte – Ceará. O projeto em questão tem como objetivo compartilhar entre professores, gestores e comunidade escolar informações sobre os resultados das avaliações externas e dos diagnósticos do ano vigente, a fim de promover reflexões sobre a situação de cada instituição e possibilitar a elaboração coletiva de planos de trabalho com projeção de metas a serem alcançadas, bem como a sistematização de ações que visem à superação das dificuldades encontradas, com foco na melhoria dos indicadores educacionais. Para isso, a experiência se iniciou com a realização do diagnóstico municipal de aprendizagem que identificou os níveis de leitura, escrita e matemática dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências nos anos finais. Durante o cenário pandêmico, em 2021, a coleta desses dados foi realizada pelos professores dos anos iniciais através de vídeochamadas, enquanto que para os anos finais ocorreu através de testes online. Em 2021, o projeto ocorreu entre 28 de junho a 02 de julho, com a realização de 07 encontros territoriais, onde as escolas foram agrupadas em grupos de até 06 instituições. No ano seguinte, 2022, os encontros foram realizados com base na análise dos resultados das avaliações externas e em 2023, através de rodas de conversa com o núcleo gestor das 28 escolas de ensino fundamental, para apresentar, estudar e refletir o desempenho particularizado de cada escola também nas avaliações externas. Dentre os principais resultados obtidos está o fortalecimento dos laços de solidariedade entre os gestores escolares, tomada de consciência da importância do planejamento contextualizado e a execução de ações diversificadas visando à melhoria da aprendizagem.

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