Enquanto o ensino tradicional prioriza a resolução de problemas e a memorização de fórmulas, a física conceitual enfatiza a construção de modelos mentais sólidos, a compreensão profunda dos conceitos fundamentais e a visão integrada da física. Isso permite que os princípios e leis físicas sejam aplicados de forma significativa em contextos do mundo real. O estudo adotou uma metodologia de revisão bibliográfica, explorando estudos e obras conceituadas sobre a física conceitual em bases de dados acadêmicas. Os resultados e discussões mostraram que a abordagem conceitual traz resultados encorajadores. O uso de "Instrução entre Pares" estimula a participação ativa dos estudantes, desafiando-os a pensar criticamente e confrontar suas concepções prévias, promovendo um aprendizado mais profundo e colaborativo. A identificação das lacunas entre o ensino e a aprendizagem destaca a importância de abordar conceitos fundamentais, conectando a física com fenômenos observáveis. O Force Concept Inventory (FCI) é uma ferramenta de avaliação que mede o entendimento conceitual dos estudantes. Comparativamente, a abordagem conceitual tem demonstrado melhorias significativas no desempenho dos estudantes. Estratégias pedagógicas ativas, como simulações computacionais e problemas contextualizados, têm sido eficazes para engajar os estudantes e transferir o conhecimento para situações reais. Apesar dos benefícios, a implementação da física conceitual apresenta desafios, como a resistência à mudança de currículos estabelecidos e a necessidade de apoio docente adequado. Em conclusão, a física conceitual tem potencial promissor no aprendizado da física, priorizando a compreensão dos princípios fundamentais e a construção colaborativa do conhecimento. Essa abordagem pode aprimorar a educação em física em diversos contextos educacionais, resultando em um aprendizado mais significativo e duradouro.